✈Sem dúvida, 1955
foi o ano mais inventivo da história da aviação da era moderna.
Em
22 de julho de 1955, o Republic XF-84H Thunderscreech fez seu primeiro vôo,
estabelecendo um recorde do maior ruído relacionado com a aviação, que
provavelmente nunca será quebrado. Somente o russo Tupolev Tu-95, com seus
quatro motores com potência total, quase alcança o nível de ruído do único
motor do Thunderscreech, quando no chão com o seu acelerador definido para a
marcha lenta.
O
Republic Aviation Company XF-84H Thunderscreech era uma aeronave turboélice americana
experimental baseada no F-84F Thunderstreak. Originalmente designada
XF-106 durante o projeto da aeronave, sendo que o protótipo resultante foi
renomeados para XF-84H
O
XF-84H, foi um projeto conjunto da Força Aérea e da Marinha dos Estados Unidos
da América, originalmente concebido para combinar a velocidade do avião a jato
com o longo alcance, baixo consumo de combustível e baixa velocidade de pouso
de aviões a hélice.
O
XF-84H foi criado modificando-se a aeronave F-84F Thunderstreak. O motor original
foi substituído por um Allison XT-40-A-1, com 5.850 HP de potência. Um
sistema pós-combustão foi instalado, mas nunca chegou a ser usado, o que
poderia aumentar a potência para 7.230 HP. A hélice, uma lâmina retangular
de três pás, girava a uma velocidade constante de 3.000 RPM, sendo o seu empuxo
ajustado mudando-se o passo da pá.
A cauda foi modificada em forma de T para evitar o fluxo turbulento de ar ao longo das superfícies do estabilizador e do elevador horizontal.
F-84F Thunderstreak |
A cauda foi modificada em forma de T para evitar o fluxo turbulento de ar ao longo das superfícies do estabilizador e do elevador horizontal.
O
XF-84H desde o início dos testes foi atormentado com excessivas vibrações provocadas
pelo sistema motor.
Entre
22 julho e 9 de outubro de 1956 os protótipos fezeram doze vôos dos quais apenas um
foi bem sucedido, os onze restantes terminaram em aterragens de emergência. O
resultado foi um enorme fracasso.
Após
um dos testes um dos pilotos recusou-se de vez voar novamente nele. Ele
só foi pilotado por pilotos de teste da Republic Aviation, tornando-se,
possivelmente, o único avião a nunca ser pilotado por um piloto da USAF.
Em
marcha lenta o hélice do XF-84H tinha uma velocidade de ponta superior à velocidade
do som, cerca de Mach 1,18, provocando um barulho ensurdecedor, chegando a causas
náuseas e dores de cabeça entre o pessoal de terra, ganhando o XF-84H o apelido
não-oficial “Thunderscreech” (Algo como guincho do trovão). Consta que no chão,
ele teria sido audível a 40 km de distância.
Ele
detém o recorde no Guinness Book of Records como o avião a hélice monomotor mais
rápido a já construído. Com uma velocidade máxima de projeto de 1.070
km/h (Mach 0,9), relata-se ter atingido 1.002 km/h (Mach 0,83). Nunca se
aproximando da velocidade supersônica pretendida.
Em
1956, devido aos seus maus requisitos de desempenho e de manutenção elevados, o
XF-84H nunca se tornou operacional, sendo
o
projeto cancelado.
Pasmem
o motivo não foi o barulho, mas os problemas de vibração e de estabilidade
longitudinais criados pela enorme quantidade de torque produzido pelo propulsor,
sendo que a alta velocidade tornava o avião incontrolável resultando em um
deslizamento linear chamado “serpentear” na gíria dos pilotos de testes.
Dos
dois protótipos que foram construídos, o FS-059 e o FS-060, e voaram um total de 12 testes de vôo de Edwards, acumulando apenas 6
horas e 40 minutos de tempo de voo.
Dos 12 voos realizados, consta que o protótipo FS-60 realizou apenas quatro voos, e acredita-se que tenha sido desmontado quando o projeto foi cancelado em 1956, juntamente com os planos construtivos. Seu motor T40 teria sido
usado para
apoiar o Douglas A2D Skyshark em seu programa de teste de voo.
Dos 12 voos realizados, consta que o protótipo FS-60 realizou apenas quatro voos, e acredita-se que tenha sido desmontado quando o projeto foi cancelado em 1956, juntamente com os planos construtivos. Seu motor T40 teria sido
Douglas A2D Skyshark |
O FS-059 após ter sido aposentado passou muitos anos em um pátio do Meadows Field Airport me Bakersfield na Califórnia. Posteriormente ele foi levado para o 178th Fighter Wing da Guarda Aérea Nacional Ohio, cujos voluntários passaram mais de 3.000 horas trazendo ele voltar à condição de ser exibido. Ele está agora em exposição no Museu Nacional da Força Aérea dos Estados Unidos em Wright-Patterson na Air Force Base perto de Dayton, Ohio.
Especificações:
Tripulação: 1
Comprimento:
15,67 m
Envergadura:
10,18 m
Altura:
4,69 m
Área
da asa: 30,75 m2
Tara:
8.132 kg
Peso
carregado: 12.293 kg
Motor: Allison
XF-40-A-1 turboélice de 5.850 HP
Velocidade máxima: 1.002 km/h
Range: 3.218
km
Teto
de serviço: 14.630 m
Taxa
de subida: 3810 m / min.
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