20170925

Republic XF-84H "Thunderscreech"

Sem dúvida, 1955 foi o ano mais inventivo da história da aviação da era moderna. 
Em 22 de julho de 1955, o Republic XF-84H Thunderscreech fez seu primeiro vôo, estabelecendo um recorde do maior ruído relacionado com a aviação, que provavelmente nunca será quebrado. Somente o russo Tupolev Tu-95, com seus quatro motores com potência total, quase alcança o nível de ruído do único motor do Thunderscreech, quando no chão com o seu acelerador definido para a marcha lenta.

O Republic Aviation Company XF-84H Thunderscreech era uma aeronave turboélice americana experimental baseada no F-84F Thunderstreak. Originalmente designada XF-106 durante o projeto da aeronave, sendo que o protótipo resultante foi renomeados para XF-84H

O XF-84H, foi um projeto conjunto da Força Aérea e da Marinha dos Estados Unidos da América, originalmente concebido para combinar a velocidade do avião a jato com o longo alcance, baixo consumo de combustível e baixa velocidade de pouso de aviões a hélice. 

O XF-84H foi criado modificando-se a aeronave F-84F Thunderstreak. O motor original foi substituído por um Allison XT-40-A-1, com 5.850 HP de potência. Um sistema pós-combustão foi instalado, mas nunca chegou a ser usado, o que
F-84F Thunderstreak
poderia aumentar a potência para 7.230 HP. A hélice, uma lâmina retangular de três pás, girava a uma velocidade constante de 3.000 RPM, sendo o seu empuxo ajustado mudando-se o passo da pá. 

A cauda foi modificada em forma de T para evitar o fluxo turbulento de ar ao longo das superfícies do estabilizador e do elevador horizontal. 

O XF-84H desde o início dos testes foi atormentado com excessivas vibrações provocadas pelo sistema motor. 
Entre 22 julho e 9 de outubro de 1956 os protótipos fezeram doze vôos dos quais apenas um foi bem sucedido, os onze restantes terminaram em aterragens de emergência. O resultado foi um enorme fracasso.


Após um dos testes um dos pilotos recusou-se de vez voar novamente nele.  Ele só foi pilotado por pilotos de teste da Republic Aviation, tornando-se, possivelmente, o único avião a nunca ser pilotado por um piloto da USAF.

Em marcha lenta o hélice do XF-84H tinha uma velocidade de ponta superior à velocidade do som, cerca de Mach 1,18, provocando um barulho ensurdecedor, chegando a causas náuseas e dores de cabeça entre o pessoal de terra, ganhando o XF-84H o apelido não-oficial “Thunderscreech” (Algo como guincho do trovão). Consta que no chão, ele teria sido audível a 40 km de distância.

Ele detém o recorde no Guinness Book of Records como o avião a hélice monomotor mais rápido a já construído.  Com uma velocidade máxima de projeto de 1.070 km/h (Mach 0,9), relata-se ter atingido 1.002 km/h (Mach 0,83). Nunca se aproximando da velocidade supersônica pretendida.

Em 1956, devido aos seus maus requisitos de desempenho e de manutenção elevados, o XF-84H nunca se tornou operacional, sendo  
o projeto cancelado.
Pasmem o motivo não foi o barulho, mas os problemas de vibração e de estabilidade longitudinais criados pela enorme quantidade de torque produzido pelo propulsor, sendo que a alta velocidade tornava o avião incontrolável resultando em um deslizamento linear chamado “serpentear” na gíria dos pilotos de testes. 



Dos dois protótipos que foram construídos, o FS-059 e o FS-060, e voaram um total de 12 testes de vôo de Edwards, acumulando apenas 6 horas e 40 minutos de tempo de voo.
Dos 12 voos realizados, consta que o protótipo FS-60 realizou apenas quatro voos, e acredita-se que tenha sido desmontado quando o projeto foi cancelado em 1956,  juntamente com os planos construtivos. Seu motor T40 teria sido
Douglas A2D Skyshark
usado para apoiar o Douglas A2D Skyshark  em seu programa de teste de voo.


O FS-059 após ter sido aposentado passou muitos anos em um pátio do Meadows Field Airport me Bakersfield na Califórnia. Posteriormente ele foi levado para o 178th Fighter Wing da Guarda Aérea Nacional Ohio, cujos voluntários passaram mais de 3.000 horas trazendo ele voltar à condição de ser exibido. Ele está agora em exposição no Museu Nacional da Força Aérea dos Estados Unidos em Wright-Patterson na Air Force Base perto de Dayton, Ohio.
  
Especificações:
Tripulação: 1
Comprimento:  15,67 m
Envergadura:  10,18 m
Altura:  4,69 m
Área da asa: 30,75 m2
Tara:  8.132 kg
Peso carregado:  12.293 kg

Motor: Allison XF-40-A-1 turboélice de 5.850 HP
Velocidade máxima:  1.002 km/h
Range: 3.218 km
Teto de serviço:  14.630 m
Taxa de subida:  3810 m / min.

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Post (324) - Setembro de 2017