✈O Fokker F26 foi um avião a jato com
um design bastante original fabricado pelo fabricante de aviões holandeses Fokker.
Em 1919, a Fokker, uma empresa de fabricação de aviões dos Países Baixos foi fundada por Anthonu Fokker, um polêmico empresário que se tornou fornecedor de
aeronaves de guerra durante a 1ª Guerra Mundial, foi uma das empresas pioneiras
na fabricação em série de aviões militares e comerciais.
Em 1996, a holandesa Fokker declarou falência , após algumas tentativas fracassadas de salvamento do fabricante pela corporação Daimler Chrysler / Dasa Aviation.
Em 1996, a holandesa Fokker declarou falência , após algumas tentativas fracassadas de salvamento do fabricante pela corporação Daimler Chrysler / Dasa Aviation.
No
período que antecedeu a Segunda Guerra Mundial, a Fokker era uma das maiores
fabricantes mundiais de aeronaves de passageiros.
Em 1945, após
o seu ressurgimento, a Fokker fez planos ambiciosos para
reconquistar o mercado que uma vez já havia sido dominado.
Em
1946, a empresa criou um projeto de um novo avião de passageiros.
O
projeto se materializou através da cooperação entre a Fokker, a companhia aérea
holandesa KLM e o instituto nacional holandês de desenvolvimento de
aeronaves, o “Nationaal Instituut voor Vliegtuigontwikkeling”.
Em novembro de 1946, o projeto progrediu rapidamente se transformando em um protótipo denominado F26, exibido na primeira feira de aviação do pós-guerra, a Paris Air Show. A aeronave atraiu muito interesse, mas nenhum pedido foi obtido.
O
desenvolvimento do F26 foi dificultado pela atitude do executivo Plesman da KLM
que acreditava que o design, o marketing e a produção de um avião deste tipo era
um projeto muito grande para a Fokker executar sozinha. Ele, portanto, forçou a
Fokker a aceitar a cooperação com o fabricante britânico De Havilland. Embora
tenha ocorrido alguma cooperação, principalmente em questões relacionadas ao
motor, um esforço combinado na produção de aviões de passageiros nunca
ocorreu.
Em
suas publicações, a Fokker Company afirmou frequentemente que o F26 Phantom era
um projeto conceitual. Seu objetivo era ser apenas um estudo de
viabilidade técnico e econômico. Afirmando que o F26 nunca teve como
objetivo tornar-se realidade. Por outro lado, a Fokker Company expressou a
sua expectativa no Paris Air Show de 1946 de que a aeronave estaria prestes a
voar em três anos. Independentemente da verdadeira expectativa de
negócios, a importância do design F26 está em sua aparência
inicial. Embora a indústria aeronáutica, em geral, considerasse que as
aeronaves a jato fossem o futuro, nenhuma aeronave de passageiro com jatos tinha
sido projetada até então.
O
projeto F26 todo em metal consistia em um layout de asa baixa com 17
lugares com fuselagem pressurizada, trem de aterrissagem totalmente
retrátil e dois motores a jato Rolls-Royce Nene RB.41 série I, com
um impulso de 23 kN cada, esses motores eram os motores mais poderosos
disponíveis na época.
F27 Friendship |
O compartimento de passageiros tinha um layout de corredor único, com dois assentos à direita e uma única fila à esquerda. Possuía ainda banheiro e duas baías de carga. A aeronave foi projetada para uma tripulação de vôo de três pessoas: dois pilotos e um operador de rádio.
Com
base em estudos de design, a F26 deveria apresentar uma velocidade econômica de
cruzeiro de 800 km / h com uma autonomia de 1.000 km.
Após
o projeto ser abandonado, passados dez anos a
Características
gerais:
Capacidade: 17
passageiros
Comprimento: 15,4
m
Envergadura: 18,2
m
Altura: 4,0
m
Peso
vazio: 6.300 kg
Peso
bruto: 11.500 kg
Velocidade
do cruzeiro: 800 km / h
Autonomia: 1.000
km
Teto
de serviço: 12.000 m
Capacidade
de combustível: 3.230 kg