20190318

Primeiro avião da EMBRAER que voou nos anos 60



Dos mais de cem aviões expostos no Museu Aeroespacial, no Rio de Janeiro (RJ), o YC-95 Bandeirante é um dos mais marcantes para a história da aeronáutica brasileira.

 O primeiro voo aconteceu no dia 28 de outubro de 1968 após 110 mil horas de trabalho que contou com cerca de 300 pessoas ao longo de três anos e quatro meses. No ano seguinte, a Embraer seria criada para fabricar a aeronave em série.


O Bandeirante encontraria seu espaço em um nicho de mercado bem definido. Estava ali a oportunidade que faltava.

“Não podíamos fazer aviões como os americanos ou os franceses. Tínhamos que produzir algo que não fosse competir com algum produto já dominado pelo mercado. Tínhamos de inovar. Abrir horizontes”. “Aviões grandes estavam ocupando todos os espaços e as pequenas cidades passaram a ficar sem transporte aéreo.” afirmou o oficial da Força Aérea Brasileira Eng. Ozíres Silva, que liderou a equipe do projeto.

O primeiro cliente seria a Força Aérea Brasileira: 80 unidades. Nos anos seguintes, a Força Aérea do Uruguai tornou-se o primeiro cliente no exterior. A Embraer produziria um total de 498 unidades, em 16 versões diferentes. Foi o começo do sucesso da indústria aeroespacial brasileira.

O ambiente de excelência profissional, brotado inicialmente a partir de organizações militares como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o antigo Centro Técnico Aeroespacial (CTA), atual Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), transformou a cidade de São José dos Campos (SP) e a região do Vale do Paraíba em pólo privilegiado para o florescimento de empresas de tecnologia.

O protótipo de n.° 1 está em exposição no Museu Aeroespacial do Campo dos Afonsos (MUSAL), na base aérea que tem o mesmo nome, no bairro do Campos dos Afonsos, na cidade do Rio de Janeiro. O protótipo de n.º 3 está exposto no Parque Santos Dumont, na cidade de São José dos Campos.

Vale lembrar que atualmente a EMBRAER é a terceira maior empresa de aviação executiva do mundo e o Bandeirante foi o início de tudo isto ...(veja mais no link)

exame.abril.com.br/negocios/embraer-e-a-terceira-maior-do-mundo-em-aviacao-executiva

 ...  e mais é Líder mundial em jatos de médio porte ...(veja mais)

Características técnicas do EMBRAER EMB-110 P1K Bandeirante C-95B:
Motor:
2 turboélices Pratt&Whitney PT6A-34 de 750shp
Envergadura:
15,32 m
Comprimento:
15,08 m
Altura:
4,73 m
Superfície alar:
29,00 m2
Peso:
3.394 kg (vazio)
5.670 kg (máximo)
Velocidade:
426 km/h (máxima)
Razão de ascensão:
540 m/min
Teto de serviço:
8.260 m

Veja no link um emprego recente do Bandeirante:

Fonte: Agência Força Aérea

Post (377) – Março de 2019