20241007

o gigante Junkers J.1000


O The Junkers J.1000 foi um exercício de design aeronáutico produzido pela Junkers, uma companhia da Alemanha em meados da década de 1920. O projeto foi liderado por Otto Mader que também foi responsável por outras aeronaves Junkers como o J.1, a primeira aeronave totalmente metálica a entrar em produção em massa.

O projeto de design do J.1000 foi iniciado pelo fundador da empresa Hujon Junlers especificamente visando o mercado dos Estados Unidos. Durante sua visita de 1924 com potenciais investidores norte-americanos, Junkers e Ernst Zindel, designer-chefe, propuseram o J.1000 como um transporte comercial transatlântico. Para vender sua ideia, eles trouxeram plantas de design, bem como um aeromodelo. Replicas das cabines internas foram montadas na sede da Junkers em Dessau, Alemanha e fotografias delas foram incluídas nessas discussões. Também foi discutida uma proposta de rota aérea ligando a Europa e o Estados Unidos através da Islândia, Groenlândia e a costa atlântica do Canadá.

Não surpreendentemente, a reação dos investidores nos EUA foi mínima. Este projeto futurista estava facilmente vinte e cinco anos à frente de seu tempo. Dada a falta de interesse dos investidores, a Junkers não buscou outros investidores além dessa única visita aos Estados Unidos. As características de projeto do J.1000, no entanto, foram incorporadas a aeronaves posteriores.

Por exemplo, o conceito de incorporar a cabine de passageiros dentro da ala principal foi novamente visto no Junkers G.38 que voou pela primeira vez cerca de cinco anos depois, em 1929, esta aeronave usava uma asa grossa de elevação alta que aplicava a famosa patente de Hugo Junkers. A aeronave foi apresentada ao público durante o 630 encontro principal do VDI em Hanover. Em 1924. Era para levar 100 passageiros juntos com a bagagem. O peso total da carga útil era de 12.000 kg, esta aeronave transportava 10 tripulantes, além de reserva de combustível para 10h de voos cerca de 10.000 kg.

O nome " Junkers J-1000 - Aeronaves Transoceânicas do Futuro" claramente não corresponde ao tempo de voo de 10 horas e velocidade de 190 km/h, esta aeronave não conseguiria atravessar o Atlântico no sentido oeste-leste em seu ponto mais estreito. No entanto, este projeto, em sua primeira versão, apresentado apenas cinco anos após o fim da Primeira Guerra Mundial, tem feito progressos significativos em comparação com os estranhos não só por causa de seu tamanho gigantesco, mas também todo o seu conceito.


Além da utilização de uma asa grossa e de alta capacidade de carga, que abrigava cabines para passageiros, bagagens, cabines para tripulantes, combustível e motores, havia a utilização de chassi retrátil e um novo tipo de sistema de propulsão. Com o tempo, o projeto foi reformulado e alterado muitas vezes. Em uma época posterior, havia informações sobre uma usina mais potente seria instalada, quatro motores a diesel com capacidade de 2 mil c.v. cada.


A asa tinha uma estrutura tubular coberta com revestimento de metal corrugado. O cockpit estava localizado na frente da asa com uma boa visão panorâmica. Atrás dele há um compartimento para o resto da tripulação e uma cozinha e um compartimento próximo para um comandante ou dois pilotos. 



Todas as cabines para passageiros estavam localizadas na parte mais grossa (2,3 m) da asa - 12 cabines para 6 pessoas cada uma colocada na frente da asa, 14 outras cabines para 2 passageiros cada uma colocada na parte intermediária da asa. Havia espaço suficiente atrás do compartimento de passageiros para o resto da tripulação e bagagem.


Possuía duas fuselagens curtas conectadas a asa e serviam aos passageiros para alimentação e observação com capacidade para 18 pessoas cada. 


A asa dianteira era feita na forma de um pêndulo oscilante. Os estabilizadores duplos são instalados no alongamento de ambas as fuselagens. Além disso, duas quilhas em forma de cunha são instaladas nas extremidades da parte superior da asa.


Inicialmente, estava previsto um sistema de propulsão de quatro motores compressores de pistão de 1.000 cv. com capacidade total de 4.000 cv. o tanque de armazenamento de ar comprimido é ainda ligado às quatro turbinas de ar atrás das hélices. Mais tarde, foi previsto um sistema de propulsão de quatro diesel de 2.000 c.v., com uma capacidade total de 8.000 cv.


Especificações técnicas:


Envergadura: 80m;

Comprimento máximo: 24m;

A corda máxima da asa 10m;

Altura máxima do perfil da asa: 2,3m;

Área da asa: 600 m2;

Altura máxima:  7,5m;

Peso de voo: 36.000 kg

Carga útil: 100 passageiros com bagagem de 12.000 kg;

Reserva de combustível: 10 horas de voo 10.000 kg;

Peso vazio: de 14.000 kg;

Velocidade máxima: 190 km/h;

Carga específica na asa: 60 kg/m2;


Fonte: "Der "zukunftseindecker" Junkers J.1000"


Post(0503) NG - Outubro de 2024