Vejam vocês a evolução da aeronáutica, recentemente falamos
dos Modernos Boeings.
Uma notícia publicada
em março de 1931 no “Ilustrated London News” informava que estava sendo
construindo para as “Vias Aéreas Imperiais”, o maior, o mais moderno e o mais luxuoso avião
do mundo, com capacidade para transportar de 40 passageiros.
Diz ainda à notícia que uma frota destes grandes navios do
ar esta sendo construída e um deles já tinha feito um voo de testes.
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Estes aviões terão uma velocidade de cruzeiro estimada de
100 milhas por hora e serão equipados com quatro motores Bristol, radiais,
refrigerados a ar com 450 a 500 HP de potência cada, alimentados por quatro
tanques de gasolina instalados no interior da asa superior.
O conjunto da fuselagem é de construção e revestimento
metálico até o final da cabine de passageiros e a partir deste ponto é
revestida de tecido.
Duas cabines de passageiros, ventiladas, com isolamento de
som, sendo uma para não fumantes na dianteira e uma para fumantes na traseira (1).
Possui ainda um compartimento de bagagens, lavatórios e bar situados ente estas
cabines, justamente no vão das asas.
A tripulação será composta por: comandante, segundo piloto, rádio
telegrafista e mordomo.
Comprimento total da aeronave é de 86 pés e 6 polegadas (17,07 m);
Envergadura da asa superior 130 pés (39,62 m);
Envergadura da asa inferior 94 pés (28,65 m);
Cauda biplana com lemes verticais;
Envergadura da asa superior 130 pés (39,62 m);
Envergadura da asa inferior 94 pés (28,65 m);
Cauda biplana com lemes verticais;
Trem de aterrissagem com duas rodas com pneus de 60” x 21” (1,52 x 0,53 m) na
dianteira e uma menor na cauda.
Fonte: Popular Mechanics Magazine – 1931, March – Page 394.
(1) - Em 1931, passados 84 anos, já existia uma consciência do incômodo que a
fumaça proveniente do fumo causa aos não fumantes.