20150311

Um avião de alumínio de dez toneladas.

- Esta reportagem de WM. H. Hunt foi publicada na “Popular Mechanics Magazine em fevereiro de 1920. 

- Havia terminado a 1ª. Grande Guerra Mundial (1914-1918) e a reportagem nos mostra claramente a preocupação dos Americanos com o desenvolvimento da indústria aeronáutica européia de pós guerra. Esta aeronave, de projeto alemão, deve ter sido construída na Itália, visto que nesta época a Alemanha sofria várias restrições impostas pelo Tratado de Versalhes (28 de junho de 1919), entre elas a proibição de funcionamento da aeronáutica alemã (Luftwaffe). 


Textos das imagens:“As imagens da esquerda para a direita mostram: Um passageiro desembarcar na porta frontal do enorme avião - uma vista geral do metal em pleno vôo, a última palavra em navegação aérea - uma vista perto da cabine de passageiros, mostrando trem de pouso e detalhes dos seus suportes aerodinâmicos e motores nas asas”.
“Exatamente o que uma envergadura de 174 pés representa é transmitida por esta ilustração. A disposição e o espaçamento dos motores são notáveis”.


A reportagem diz o seguinte em uma tradução livre:

 “O desenvolvimento da de engenharia aérea estrangeira está avançando a passos de gigante. Boatos diários são ouvidos de novas realizações em design, construção,  aumento da capacidade e do raio de alcance de máquinas construídas por europeus.”

“Os mais recentes relatórios autenticam a realização com sucesso de um novo monoplano alemão todo em metal com acomodações de assentos para 18 pessoas exceto a tripulação, com pode-se ver nas imagens.”

“A máquina tem uma envergadura de 174 pés, enquanto ao seu comprimento é de 59 pés.”

“A motorização é composta por quatro motores independentes estimados em 260 HP cada, instalados na extremidade frontal das asas, este arranjo dos motores colocados a uma distância considerável a partir da cabine dos passageiros e da de bagagem, eliminando assim quase totalmente o risco de incêndio. Como mais um fim de minimizar o risco de incêndio,  foi também reduzido o uso de madeira, usada só que no chão da cabine, para o restante foi usado uma forte liga de alumínio, exclusivamente nas asas, corpo e comandos.”

“Apesar de todos os esforços para manter o peso baixo, compatível com a
segurança a máquinas pesa 8.500 kg., ou um pouco abaixo de 10 toneladas com uma carga completa. Bastam dois motores para manter a sustentação em caso de pane e todos os quatro conduzem a máquina carregada a uma velocidade de cerca de 130 milhas por hora.”

“Os dois pilotos e o mecânico constituem a tripulação, ocupam um compartimento no teto da cabine principal, em um cockpit aparentemente aberto, ao qual eles sobem por um alçapão,  possuem acesso sobre as asas, para permitir a manutenção os motores durante o voo. Já entrada de passageiros e carga para a cabine é feita através de uma grande porta na extremidade dianteira da fuselagem, na qual uma despensa também está localizada”.

“A afirmação que este aparelho é tão eficiente e delicado quanto ao controle é que há apenas um choque muito ligeiro  quando aterrissa na velocidade incrível de 80 milhas por hora. Estima-se que o fornecimento de combustível seja suficiente para vôos sem escala de cerca de 600 milhas, com 12 passageiros, ou 300 com carga completa”.

“Como não estão previstos vôos sobre a água, a grande máquina está equipado apenas com rodas, excluindo a possibilidade de um vôo transatlântico até o momento em que um grande plano deva ser aprovado comprovando a sua aero-navegabilidade.”

Post (023) – Março 2015