O Vultee
XP-54 “Swoose Goose” foi um protótipo de um caça construída pela
Aircraft Vultee Companhia para a United States Army Air Corps (USAAC),
iniciada a ser desenvolvida no início de 1932 por Gerard "Jerry" Freebairn
Vultee (1900-1938) e Vance Breese (1904-1973), numa época em que os céus eram
dominados pelos biplanos.
Vultee
apresentou uma proposta em resposta a um pedido da Army Air Corpss para a
criação de uma aeronave monoplana, construída totalmente em metal, com um design avançado e fora do convencional.
Na
época o projeto de Vultee ganhou a competição, batendo o Curtiss XP-55
Ascender e o Northrop XP-56.(1)
Vultee
o designou Modelo 84, uma evolução de seu modelo anterior 78. Em 8 de Janeiro
de 1941, depois de completar os testes de engenharia preliminares e de túnel de
vento, recebeu um contrato para a construção de um protótipo. E em 17 de março
de 1942 de um segundo protótipo.
O
XP-54 foi projetado com um motor empurrador na traseira da fuselagem,
o inicialmente proposto foi um Pratt & Whitney X-1800(2), mas como seu
desenvolvimento foi interrompido, foi substituído pelo Lycoming XH-2470 com refrigeração líquida (3). O novo motor forçou o abandono das hélices a
contra rotação e uma de quatro pás Hamilton
de 3.65 m teve de ser adotada.
A
cauda foi montada para trás entre duas lanças nos meados da asa.
O
PE-54 foi único sob vários aspectos.
O
projeto incluía uma "seção da asa canalizada", desenvolvida pela
National Advisory Committee for Aeronautics (NACA) (4) que permitia a
instalação de radiadores de arrefecimento no interior da asa em forma de gaivota
invertida.
Em
setembro de 1941, a configuração de XP-54 foi alterada de caça de baixa
altitude para interceptação de alta altitude. O que levou a instalação de um turbo
- compressor e de armaduras mais pesadas para o motor e cockpit, sendo
então que o seu peso vazio, estimado, aumentou de 5.200 para 8.200 kg.
A
necessidade de um cockpit pressurizado para atender as novas especificações, levou
ao desenvolvimento de um sistema de acesso complicado: o assento do piloto era acionado
por um elevador para o acesso do cockpit na parte inferior da fuselagem.
O
piloto baixava o assento eletricamente, sentava-se nele, e este o levantava para
o cockpit. Este procedimento foi desenvolvido devido ao sistema de
pressurização que exigiu uma área envidraçada fixa, resultando na ejeção para
baixo do assento do piloto, alem de afastá-lo do arco da hélice. Além
disso, a seção do nariz podia girar no sentido vertical, três graus para cima e
seis graus para baixo. O grande nariz e o motor atrás da fuselagem
possibilitaram abrigar dois canhões Oldsmobile de 37 milímetros T-9 em suportes
rígidos e duas metralhadoras .50 em suportes móveis.
O movimento das armas do nariz
da aeronave tinha um controle especial de compensação de mira. Assim, a
trajetória do canhão poderia ser elevada sem alterar a atitude de voo do
avião. A seção de nariz grande deu origem ao seu apelido, “Swoose Goose ,
inspirado por uma canção sobre uma criatura que era meio cisne e meio de ganso.
Finalmente
o primeiro protótipo ficou pronto e voou pela primeira vez em janeiro de 1943,
por 30 minutos. O segundo protótipo voou em março de 1944. Embora parecesse ser um design radical de
grande futuro, o seu desempenho real foi considerado medíocre e o projeto foi
cancelado e os protótipos sucateados. Sobram tão somente algumas fotos, textos
e memórias.
"Mesmo
sem ter entrado em linha de produção as idéias que surgiram a partir do projeto
desta aeronave, serviram de inspiração para algumas aeronaves do após guerra."
Características
gerais:
Tripulação: um
piloto
Comprimento: 16,69
m
Envergadura: 16,41
m
Altura:
4,42 m
Área
da asa: 42,4 m²
Peso
vazio: 6.923 kg
Peso
carregado: 8.270 kg
Motorização:
Lycoming XH-2470 a pistão, com refrigeração líquida, 2.300 HP
Velocidade
máxima: 613 km / h a 8.700 m
Autonomia:
805 km
Teto
de serviço: 11.300 m
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