O
Tupolev TB-3 foi o primeiro bombardeiro pesado quadrimotor do mundo, implantado
pela Força Aérea Soviética em 1932, sendo desde o início um avião de dupla
utilidade onde uma de suas funções primordiais era a de transportar grandes
cargas.
Tupolev TB-3-4M-17F |
Mesmo
antes de iniciar a produção da aeronave, o seu idealizador, Grokhovsky, propôs
a idéia de pendurar sob a fuselagem, uma cabine capaz de transportar 35 pára-quedistas,
esta cabine que terminou sendo instalada sob a fuselagem na aeronave, quando
concluída, pesava cerca de 1200 kg, o que comprometia as suas características
de vôo e a capacidade de manobra.
Originalmente,
devem ter sido construídas entre 1933 e 1934 cerca de 100 destas cabines, mas a
produção não seguiu em frente devido aos altos custos destas adaptações.
Grokhovsky
também criou uma plataforma para o transporte e queda de um blindado T-27, construídas
nas fábricas de Leningrado em 1933.
Em
1935, o Tupolev TB-3 recebeu a adaptação um recipiente chamado PG-12 destinados
o transporte de outros objetos e outro chamado PG-12P para itens a serem jogados
de pára-quedas. A primeira versão permitiu o transporte de veículos
blindados, tanques leves e peças de artilharia até 3000 kgs. Por exemplo, nela
poderia caber em uma viagem a um GAZ-Um (veículo do porte de um Ford A) e um
caminhão GAZ-AA (semelhante ao Ford AA).
A
primeira vez que um Tupolev TB-3 transportou um blindado T-37A foi nas grandes manobras do distrito militar de Kiev em Setembro de 1935.
Durante o transporte do blindado, a tripulação estava dentro do avião. Depois
que aterrissou a equipe tomou seus lugares e o veículo estava pronto para a
batalha.
Tupolev TB-3s |
Embora
os resultados alcançados pelo Exército Vermelho na área de transporte pesado
estivessem abaixo das expectativas, esta aeronave serviu de grande experiência
para futuras operações neste sentido.
Não
esqueçamos também o contexto em que eles estavam fazendo essas experiências,
aviões ultrapassados, um expurgo dos intelectuais e do funcionalismo Soviético e
também um parque industrial economicamente pobre. Era um período de desequilíbrio que
a Rússia estava passando, mas a Segunda Guerra Mundial estava em andamento e alguma
coisa tinha de ser feita....
Veja
mais sobre o desenvolvimento e projeto desta aeronave em:
Veja mais sobre este transportador neste mesmo blog:
Post (261) - Novembro de 2016