Com
vocês, a história curiosa do Junkers Ju-287, um projeto da Luftwaffe de desenho
incomum, desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial. Se tivesse entrado em
serviço e construído em quantidade teria mudado o curso da guerra.
"Só
para constar, não estamos fazendo apoteose as armas de guerra, mas sim a da
tecnologia aeronáutica que teve um grande avanço neste período."
O
Junkers Ju-287 foi um protótipo de aeronave alemã construída para desenvolver a
tecnologia necessária para um bombardeiro multi-motor a jato. Era
alimentado por quatro motores e dotado de asas com enflechamento
negativo (1), como uma forma de proporcionar sustentação extra em baixas
velocidades, necessárias por causa da fraca capacidade de resposta dos
primeiros turbo jatos nos momentos vulneráveis de decolagem e pouso, e
além da referida asa revolucionaria para a época, foi montado em grande parte aproveitando
componentes obtidos de outras aeronaves.
O
primeiro protótipo, o V1, que foi concebido para avaliar o conceito, foi usada
da fuselagem de um He 177 A-5, a cauda de um Ju 388, trem de pouso principal fixo
de um Ju 352, e a roda do nariz obtida de um avião B-24 Libertador, aliado
capturado.
Dois
dos motores foram pendurados sob as asas, e outros dois montados em carenagens
adicionadas aos lados da fuselagem na dianteira.
Os
testes de vôo iniciaram em 16 de Agosto de 1944, sendo o seu piloto Siegfried
Holzbaur.
A
aeronave tinha extremamente boas características de manobra e possibilitava uma
boa visibilidade para o piloto, porem apresentava problemas resultantes do
emprego da asa negativa, sob algumas condições de vôo. O mais notável
destes inconvenientes era a deformação da asa por uma flexão excessiva durante
o voo. Testes sugeriram que o problema de deformação seria eliminado
através da modificação da posição dos motores sob as asas deslocando-se a sua
massa. Esta melhoria técnica seria incorporada nos protótipos
subseqüentes.
Inicialmente
foi concebido para ser alimentado por quatro motores Heinkel-Hirth HeS 011,
mas por causa dos problemas de adaptação deste motor, o BMW 003 foi selecionado
em seu lugar.
Na
concepção do terceiro protótipos, V3, imaginou-se o emprego de seis desses
motores, O segundo protótipo, o Ju 287 V2, recebeu modificações: fuselagem
nova, trem de pouso retrátil entre outras. Foi planejado um terceiro protótipo
(Ju 287 V3), com suportes de motores, triplo sob cada asa. Isto contribuiu
para definir o novo projeto da fuselagem e da cauda destinados ao bombardeiro
de produção que deveria ainda ser equipados com armamento defensivo, uma cabine
pressurizada e equipamento operacional pleno.
O
segundo e terceiro protótipos, V2 e V3 inacabados, refletiam agora de forma
mais precisa o design do futuro bombardeiro de produção.
Tripulação: dois
Comprimento: 18,30
m
Envergadura: 20.11
m
Altura: 4,70
m
Peso
vazio: 12.500 kg
Peso
bruto: 20.000 kg
Motores
Ju 287 V2: 4 ...
Atuação:
Velocidade
máxima: 558 km / em 6.000 m
Velocidade
de cruzeiro: 512 km / h em 7.000 m
Teto
de serviço: 9.400 m
Taxa
de subida: 9,67 m / s
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Post (259) - Novembro de
2016