20171003

Dornier Do 24

A Dornier Flugzeugwerke foi uma empresa aeronáutica alemã, fundada em 1914 em Friedrichshafen na Alemanha por Claude "Claudius" Honoré Desiré Dornier, que originalmente foi chamada de Dornier Metallbau (1). A empresa produziu algumas das mais incríveis aeronaves ao longo das décadas de 20 e 30, entre elas o hidroavião DO-24. Atualmente existe somente um DO-24ATT  ainda voando é realmente é uma obra-prima, mesclado de tecnologia e design do passado.
 
DO-24ATT
No início dos anos 1930, o governo holandês contratou o Dr. Claude Dornier para projetar um hidroavião para uso em suas colônias, particularmente na Indonésia. 
A companhia  alemã Dornier  terminou desenvolvendo o então chamado modelo DO-24, baseado no design básico do DO-18 um bimotor desenvolvido para a Luftwaffe, para ser utilizado pela marítima.
DO-18
   
Em 3 de Julho de 1937, o  protótipo voou pela primeira vez.
A Marinha holandesa inicialmente recebeu 30 unidades do equipamento após do qual recebeu um novo modelo, o Do 24T, com melhorados motores de 1.000 HP chegando a um total de 200, para serem usados em operações de salvamento no mar e aeronaves de transporte. Os Do-24 e 24T salvaram mais de 11.000 pessoas em todo o Mediterrâneo, no Mar Báltico, no Mar do Norte, no Atlântico e no Canal da Mancha. 
DO-24

Participaram da Segunda Guerra Mundial, no front do pacífico contra os japoneses, primeiramente pela Holanda, depois integrados as forças da Austrália.

 Os aparelhos restantes que estavam na Europa  foram incorporados pela Luftwaffe após a queda da Holanda e continuaram a ser fabricados em versões posteriores pela Dornier e usados pela Alemanha  até o final da segunda guerra.

Até o ano de 1955, após a guerra, foram transferidos e operados pela França e pela Espanha até 1971.
No início da década de 1980  a Dornier conseguiu um destes aviões anteriormente fornecidos aos espanhóis e a partir dele desenvolveu uma versão modernizada que denominou de Do-24TT.


Em 2003, posteriormente, este exemplar único foi comprado por Iren Dornier, neto de Claus Dornier fundador da Dornier, e colocada em condições de vôo. Seus sistemas foram atualizados e recebeu a denominação de Do-24ATT.

Esta aeronave passou a contar com novas asas, com um trem de pouso triciclo retrátil para pousos em terra, novos aviônicos e o interior redecorado.
O modelo original contava com três motores a pistão radiais, Bramo 323R-2 Fafnir de nove cilindros. Durante a sua modernização ele recebeu novos motores PT6A-45B, fabricados pela empresa Pratt & Whitney estadunidense. Este é considerado o motor a reação turbohélice mais fabricado em toda a história. 

No Brasil, o modelo Pratt & Whitney Canada PT6A-68C, de 1.600 HP é utilizado no EMB 314 Super Tucano fabricado pela Embraer  (2).

Apesar do excelente desempenho da aeronave, nenhuma empresa se interessou em adquiri-lo.

O Dornier Do-24ATT atualmente percorre o mundo, participando de eventos aeronáuticos e sendo exibido a toda a humanidade.
Em março de 2006 ela visitou o Rio de Janeiro,  realizando pousos e decolagens na Baia da Guanabara e ficando um tempo em exibição no Museu Aeroespacial  (MUSAL).

Você pode ler mais sobre a aeronave  DO-24ATT na sua  homepage aqui.

Veja no link a lista dos aviões desenvolvidos pela Dornier Flugzeugwerke:



Post (326) - Outubro de 2017