✈A Dornier
Flugzeugwerke foi uma empresa aeronáutica alemã, fundada em 1914 em
Friedrichshafen na Alemanha por Claude "Claudius" Honoré Desiré
Dornier, que originalmente foi chamada de Dornier Metallbau (1). A empresa
produziu algumas das mais incríveis aeronaves ao longo das décadas de 20 e 30,
entre elas o hidroavião DO-24. Atualmente existe somente um DO-24ATT ainda
voando é realmente é uma obra-prima, mesclado de tecnologia e design do
passado.
No
início dos anos 1930, o governo holandês contratou o Dr. Claude Dornier para
projetar um hidroavião para uso em suas colônias, particularmente na
Indonésia.
A
companhia alemã Dornier terminou desenvolvendo o então chamado
modelo DO-24, baseado no design básico do DO-18 um bimotor desenvolvido para a
Luftwaffe, para ser utilizado pela marítima.
DO-18
|
Em
3 de Julho de 1937, o protótipo voou pela primeira vez.
A
Marinha holandesa inicialmente recebeu 30 unidades do equipamento após do qual recebeu
um novo modelo, o Do 24T, com melhorados motores de 1.000 HP chegando a um
total de 200, para serem usados em operações de salvamento no mar e aeronaves
de transporte. Os Do-24 e 24T salvaram mais de 11.000 pessoas em todo o
Mediterrâneo, no Mar Báltico, no Mar do Norte, no Atlântico e no Canal da
Mancha.
DO-24
|
Participaram
da Segunda Guerra Mundial, no front do pacífico contra os japoneses,
primeiramente pela Holanda, depois integrados as forças da Austrália.
Os
aparelhos restantes que estavam na Europa foram incorporados pela
Luftwaffe após a queda da Holanda e continuaram a ser fabricados em versões
posteriores pela Dornier e usados pela Alemanha até o final da segunda guerra.
Até
o ano de 1955, após a guerra, foram transferidos e operados pela França e pela
Espanha até 1971.
No
início da década de 1980 a Dornier conseguiu um destes aviões anteriormente
fornecidos aos espanhóis e a partir dele desenvolveu uma versão modernizada que
denominou de Do-24TT.
Em
2003, posteriormente, este exemplar único foi comprado por Iren Dornier, neto
de Claus Dornier fundador da Dornier, e colocada em condições de vôo. Seus
sistemas foram atualizados e recebeu a denominação de Do-24ATT.
Esta
aeronave passou a contar com novas asas, com um trem de pouso triciclo retrátil
para pousos em terra, novos aviônicos e o interior redecorado.
O
modelo original contava com três motores a pistão radiais, Bramo 323R-2
Fafnir de nove cilindros. Durante a sua modernização ele recebeu novos motores
PT6A-45B, fabricados pela empresa Pratt & Whitney estadunidense. Este
é considerado o motor a reação turbohélice mais fabricado em
toda a história.
✈No Brasil, o modelo Pratt & Whitney Canada PT6A-68C, de 1.600
HP é utilizado no EMB 314 Super Tucano fabricado
pela Embraer (2).
O
Dornier Do-24ATT atualmente percorre o mundo, participando de eventos
aeronáuticos e sendo exibido a toda a humanidade.
Em
março de 2006 ela visitou o Rio de Janeiro, realizando pousos e
decolagens na Baia da Guanabara e ficando um tempo em exibição no Museu
Aeroespacial (MUSAL).
Veja
no link a lista dos aviões desenvolvidos pela Dornier Flugzeugwerke:
Post (326) - Outubro de 2017