A
segunda guerra mundial tinha terminado antes de um dos caças com motores a
pistão mais improvável já projetado teve a chance de se ver em ação – O North
American F-82 Twin Mustang.
Aqui
estão alguns fatos essenciais sobre este avião de combate notável.
O North
American F-82 Twin Mustang foi o último lutador americano com motor a
pistão encomendado pela Força Aérea dos Estados Unidos. Com base no P-51, o F-82
foi originalmente concebido como um lutador de escolta de longo alcance.
Na
era pós-guerra, o Comando de Defesa Aérea fez planos para usá-lo como um
lutador de escolta de longo alcance, foram equipados com radar e usados
como substitutos para a o Northrop P-61 e como interceptores para todos
os climas, dia e noite.
Inicialmente
concebido como um caça de escolta de longo alcance foi usado para escoltar os
Superfortalesas Boeing B-29 em missões de mais de 3.200 km, das Ilhas
Salomão ou Filipinas para Tóquio, missões que ficavam além da faixa operacional
dos P-38 Lightning e os P-51 mustang convencionais.
Baseados
em Japão os F-82s estavam entre os primeiros aviões USAF a operar durante a
Guerra da Coréia.
Tais
missões fizeram parte da planejada invasão das ilhas japonesas, no período que
antecedeu a rendição do Japão após os bombardeios atômicos de Hiroshima e
de Nagasaki e participando da abertura do ataque soviético em território japonês
realizado na Manchúria.
Em
outubro de 1943, a equipe de design de aviões norte-americana começou a
trabalhar em um projeto lutador que poderia viajar mais de 3.200 km sem
reabastecer. Ele consistia de uma aeronave de fuselagem dupla, um pouco semelhante ao avião experimental alemão Zwilling Masserchmitt
BF-109Z, cujo
protótipo foi concluído em algum momento no início de 1943, porem consta que
foi destruído durante um bombardeio aliado ao centro de testes onde ele se
encontrava.
O F-82, embora baseado no P-51H
Mustang, que era na verdade um novo design.
Design
chefe norte-americano Edgar Schmued juntou duas fuselagens de P-51H alongando-as
em 145cm logo trás da cabina onde foram alojados tanques de combustível
adicionais e outros equipamentos.
O
primeiro XP-82 protótipo (s / n 44-83886) foi equipado com uma asa central onde
seriam instaladas seis armas M3 Brownings, calibre .50. As asas
exteriores foram reforçados para permitir a instalação de tanques adicionais de
combustível ou 450 kg de munições. As duas caudas verticais também eram do
XP-51F. A aeronave tinha um trem de pouso convencional retrátil em
baias sob cada seção central das fuselagens.
O
protótipo era equipado com dois motores Packard Rolls-Royce V-1650. O
motor esquerdo possuía um caixa de engrenagem que possibilitava a hélice
esquerda girar em sentido oposto ao da hélice da direita.
Em
março 1945, foi ordenada a sua produção, com a aeronave ainda em fase de
desenvolvimento, três meses antes de seu primeiro vôo.
Em
25 de maio de 1945, o primeiro XP-82 protótipo (De 44-83.886 ) foi
concluído.
Em
26 de junho de 1945, e fez o primeiro vôo.
Em
30 de Agosto de 1945, esta aeronave foi incorporada as Forças Aéreas do
Exército.
Os
XP-82 protótipos e os de produção P-82Bs e P-82ES, mantiveram ambos os cockpits
totalmente equipados para que os pilotos pudessem pilotar a aeronave a partir
de qualquer posição, alternando o controle em vôos longos.
Embora
alguns P-82b estivessem concluídos antes do final da Segunda Guerra
Mundial a maioria deles permaneceu na fábrica norte-americana na Califórnia a espera
de motores até 1946. Como resultado, nenhum serviu durante a guerra.
Em
27 de Fevereiro de 1947, o P-82B 44-65168 , chamado Betty Jo,
pilotado pelo Coronel Robert E. Thacker fez história quando voou sem escalas
do Havaí a Nova York sem reabastecimento, uma distância 8.129 km em 14 horas 32
min. A média foi de 559,2 km/h. estava equipado com motores Rolls-Royce
Merlin.
Este
recorde permanece como o vôo sem escalas mais longo já feito por um caça a
hélice, e o mais rápido para esta distância por uma aeronave com motor a pistão.
Em
março de 1949, a Kearney AFB foi fechada, principalmente por razões
orçamentais, e os poucos 27 remanescentes foram transferido para Bergstrom AFB
no Texas.
Entre
março de 1950 e setembro a força aérea começou a transição para o Repúblic 84
Thunderjet , e os F-82, apesar de terem
sido amplamente
declarados excedentes.
No
final de 1951, a maioria dos Mustangs Twin tinha sido retirado do serviço de
linha de frente quando a guerra aérea sobre a península coreana, que tornou-se
cada vez mais dominada por caças a jato como o MiG-15 soviético e o americano
Saber F-86, porem as variantes para tempo frio continuaram a voar na defesa
aérea para o Comando Aéreo do Alasca antes que o avião fosse finalmente
aposentado em novembro de 1953.
Três
dos exemplares remanescentes estão em exibição em museus, nos EUA ou em fase de
restauração. Dois estão mo Museu Oficial da Força Aérea de Wright
Patterson AFB em Dayton, Ohio. Outro é mantido pelo Museu US Air Force
Histórias e Tradições em em San Antonio,
Texas. Outros dois F-82s estão passando por restauração nos Estados
Unidos: um em Wisconsin e outro na Georgia.
Tripulação: 2
Comprimento:
12,93 m
Envergadura:
15,62 m
Altura:
4,22 m
Área
da asa: 37,90 m2
Tara:
7.256 kg
Peso
máximo na decolagem: 11.608 kg
Grupo
propulsor: 2 motores V12× Allison
V-1710 -143/145
em contra-rotação com refrigeração líquida, 1.600 HP cada.(1)
Velocidade
máxima: 742 km/h a 6.400 m
Velocidade
de cruzeiro: 460 km/h
Autonomia:
3.605 km
Teto
de serviço: 11.855 m
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Post (328) -
Outubro de 2017