Os
primeiros projetos para um avião avançado, a jato Horten 8-229, foram
apresentados no final de setembro de 1943 a Gothaer Waggonfabrik (GWF), que
rapidamente se concentrou em usar esses dados para definir uma aeronave que tomaria
a frente na competição de aeronaves a jato alemãs. Seria um desenho fora
de série uma vez que proporcionaria o mínimo arrasto.
Foi
projetado pelo Major da Luftwaffe Walter Horten e seu irmão Reimar
Horten que contaram com um contrato de 500.000 Reichsmark (1) fornecido por
Hermann Göring Hinself para construir três protótipos Horten IX.
Este
caça bombardeiro feito seguindo as especificações gerais de Hermann
Göring, deveria carregar 1.000 kg de bombas, voar a 1.000 km/h e ter
um alcance mínimo de 1.000 km. Devia também poder carregar canhões de 30
mm.
No
período compreendido entre outubro de 1943 até o início de junho de 1944, os irmãos
Hortens conseguiram construir um protótipo de trabalho do Horten IX equipado
com dois motores a jato.
Este
protótipo foi inicialmente feito com madeira compensada e cola principalmente
na seção das asas, para que seu peso diminuísse, além do que os suprimentos de duralumínio
já estavam ficando escassos, e os custos de produção precisavam ser reduzidos.
Os irmãos Horten também acreditavam que uma asa de madeira seria menos
danificada que uma de metal quando atingida por um disparo de canhão.
A construção em madeira, pintada com uma mistura de cola e carvão difundiria
as ondas de radar, a aeronave indetectável aos radares da época. Uma vez que o
protótipo do Ho IX V2 não possuía cauda, os dois flaps de mergulho, acima
e debaixo de cada extremidade de asa, providenciavam o controle direcional.
No
verão de 1944, o caça bombardeiro em forma de asa voadora com motor de jato
duplo Horten IX, o estava quase pronta para entrar na produção em série.
Ocasião
em que o Generalfeldmarschall (2) Erhard Milch decidiu não dar ao Horten IX a
maior classificação de prioridade de produção, tornando mais difícil para os
irmãos obter os materiais e componentes que precisavam.
Neste
ponto, o Waffen-SS interou-se pelo projeto. As SS já haviam acumulado um poder
suficiente para patrocinar seus próprios projetos de aviação, de forma particular.
A
forma radical e única do Horten IX e seu alto desempenho projetado pareciam ser
exatamente o que estavam procurando.
Logo
a seguir em uma reunião, entre SS e a RLM, resultou em uma ordem imediata para
10 Horten IX, recebendo a designação oficial 8-229 e os padrões da RLM (3).
Foi
talvez a aeronave mais a frente do seu tempo que qualquer outra de sua
época, porem o Go 229 entrou em produção muito tarde para ser posto em serviço.
✈Leia
mais em:
(1)Reichmark
foi a moeda oficial na Alemanha de 1924 até 1948.
(2)Generalfeldmarschall
(em português, general-marechal-de-campo) foi uma patente militar de vários
estados germânicos, do Sacro Império Romano-Germânico e do Império Austríaco. A
patente é equivalente a general de exército em alguns países.
(3)
RLM (ReichLuftfahrtMinisteriun), durante a Segunda Guerra, padronizou as cores de todos os aviões usados pela Alemanha. Esse padrão é
conhecido comumente pela própria sigla RLM. E especificavam
quais deveriam as cores dos aviões e como deveriam ser camuflados, de acordo
com sua função.
Post (345) – Fevereiro de 2018