20180212

Horten Ho-IX

Horten Ho-IX  foi um avião  experimental alemão  do final da Segunda Guerra Mundial  criado pelos irmãos Horten.

Os primeiros projetos para um avião avançado, a jato Horten 8-229, foram apresentados no final de setembro de 1943 a Gothaer Waggonfabrik (GWF), que rapidamente se concentrou em usar esses dados para definir uma aeronave que tomaria a frente na competição de aeronaves a jato alemãs. Seria um desenho fora de série uma vez que proporcionaria o mínimo arrasto.


Foi projetado pelo Major da Luftwaffe Walter Horten e seu irmão Reimar Horten que contaram com um contrato de 500.000 Reichsmark (1) fornecido por Hermann Göring Hinself para construir três protótipos Horten IX.
Este caça bombardeiro  feito seguindo as especificações gerais de Hermann Göring, deveria carregar 1.000 kg de bombas, voar a 1.000 km/h e ter um alcance mínimo de 1.000 km. Devia também poder carregar canhões de 30 mm.

No período compreendido entre outubro de 1943 até o início de junho de 1944, os irmãos Hortens conseguiram construir um protótipo de trabalho do Horten IX equipado com dois motores a jato.
Este protótipo foi inicialmente feito com madeira compensada e cola principalmente na seção das asas, para que seu peso diminuísse, além do que os suprimentos de duralumínio  já estavam ficando escassos, e os custos de produção precisavam ser reduzidos. Os irmãos Horten também acreditavam que uma asa de madeira  seria menos danificada que uma de metal  quando atingida por um disparo de canhão.  A construção em madeira, pintada com uma mistura de cola e carvão  difundiria as ondas de radar, a aeronave indetectável aos radares da época. Uma vez que o protótipo do Ho IX V2 não possuía cauda, os dois flaps de mergulho, acima e debaixo de cada extremidade de asa, providenciavam o controle direcional.



No verão de 1944, o caça bombardeiro em forma de asa voadora com motor de jato duplo Horten IX, o estava quase pronta para entrar na produção em série. 

Ocasião em que o Generalfeldmarschall (2) Erhard Milch decidiu não dar ao Horten IX a maior classificação de prioridade de produção, tornando mais difícil para os irmãos obter os materiais e componentes que precisavam.

Neste ponto, o Waffen-SS interou-se pelo projeto. As SS já haviam acumulado um poder suficiente para patrocinar seus próprios projetos de aviação, de forma particular.

A forma radical e única do Horten IX e seu alto desempenho projetado pareciam ser exatamente o que estavam procurando.
Logo a seguir em uma reunião, entre SS e a RLM, resultou em uma ordem imediata para 10 Horten IX, recebendo a designação oficial 8-229 e os padrões da RLM (3).
Foi talvez a aeronave  mais a frente do seu tempo que qualquer outra de sua época, porem o Go 229 entrou em produção muito tarde para ser posto em serviço.

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(1)Reichmark foi a moeda oficial na Alemanha de 1924 até 1948.
(2)Generalfeldmarschall  (em português, general-marechal-de-campo) foi uma patente militar de vários estados germânicos, do Sacro Império Romano-Germânico e do Império Austríaco. A patente é equivalente a general de exército em alguns países.
(3) RLM (ReichLuftfahrtMinisteriun), durante a Segunda Guerra,   padronizou as cores de todos os aviões usados pela Alemanha. Esse padrão é conhecido comumente pela própria sigla RLM. E especificavam quais deveriam as cores dos aviões e como deveriam ser camuflados, de acordo com sua função.

Post (345) – Fevereiro de 2018

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