Historias através da publicidade. Esta foi publicada pela Revista LIFE em 5 de março de 1945.
A CHEVROLET se reporta ao povo americano sobre o volume de sua produção para a vitória.Ano após ano, nossa produção cada vez maior de material de guerra superou todos os recordes de produção anteriores, mesmo os dos maiores fabricante de automóveis e caminhões.
1941 Mesmo em 1940, mais de um ano antes de Pearl Harbor, a Chevrolet era profissional fornecendo caminhões militares para o Departamento de Guerra, e também forjados de aço para montagens de armas. Em 3 de abril de 1940, a Chevrolet obteve contratos para o forjamento e usinagem de canhões 75 mm, e o primeiro embarque deles foi feito em dezembro daquele mesmo ano.
Isso foi seguido pela assinatura de contratos para produzir motores de aeronaves Pratt & Whitney de 14 cilindros e 1200 cavalos de potência em junho de 1941, modelos de blindagem de piloto em novembro de 1941 e projéteis de alto explosivo e perfurantes em Junho e novembro de 1941. Outro material de guerra foram produzidos durante este ano incluiu a fabricação de peças forjadas em alumínio. Poucos meses após o início dos trabalhos de expansão e conversão da primeira fábrica dedicada a esse propósito.
1942 Com os EUA totalmente engajados na guerra mundial, as atividades da Chevrolet foram aumentado para manter a sua posição com as demandas sempre crescentes e variáveis de equipamento de guerra, em janeiro, o trabalho foi iniciado em uma adição às instalações de uma forja de alumínio, sendo esse trabalho concluído alguns meses depois.
Em 30 de março, o primeiro motor Pratt
& Whitney foi produzido, seis meses antes do previsto. Ainda em março, a Chevrolet foi novamente solicitada pela Força Aérea
do Exército, pela segunda vez em três meses, a ampliar o contrato com esses
motores. O mês de abril trouxe a produção
do primeiro projétil perfurante e
o início da construção de outra forja de alumínio, que foi concluída no final
de 1942. Em 1º de setembro concluiu o primeiro carro blindado, em 11 de setembro, o
primeiro canhão de 90 mm. e setembro também iniciou a construção de uma nova
fundição de magnésio, concluída em janeiro do ano seguinte.
1943 O ano de 1943 trouxe novas marcas de alta produção no seu programa. A produção de motores de aeronaves Pratt & Whitney - blindados com 90 mm, canhões de alto explosivo e projéteis perfurantes, peças para veículos militares de aço-forjado, de alumínio-fundido, de magnésio e outros materiais de guerra - todos atingiram ou ultrapassaram os picos prescritos durante o ano, com a produção mensal de alguns desses itens dobrando, triplicando ou mesmo quadruplicando no final de 1943. E, da mesma forma, o aumento da eficiência fabril possibilitou à Chevrolet reduzir os preços unitários de diversos materiais para o Governo e contribuintes entre 18% e 62%, apenas neste ano.
1944 Novamente em 1944, a Chevrolet concentrou-se em seu programa de construção de volume para a vitória, produzindo em uma elevada taxa para superar os seus objetivos. Por suas realizações na produção de guerra, as fábricas e funcionários da Chevrolet foram homenageados com seis condecorações da Army Navy.
Na direção à produção de motores de aeronaves em 1943, com um total de oito estrelas adicionais pela sua eficiência entre 1943 e 1944, e mais dois prêmios Army Navy "E” pela produção de motores de aeronaves em 1944, com duas estrelas adicionais para eficiência contínua entre 1943 e 1944. E, nem é preciso dizer, a Chevrolet continuará levando o trabalho vital de produção de guerra até que a vitória completa seja conquistada.
Após 22 meses de produção de motores de aeronaves Pratt & Whitney de 14 cilindros e 1200 cavalos de potência, a Chevrolet foi solicitada pelas Forças Aéreas do Exército para realizar a fabricação de novo modelo de motor inteiramente novo de 18 cilindros, desenvolvendo mais de 2.000 cavalos de potência, para ajudar a atender às necessidades militares urgentes. O contrato para este novo motor foi assinado e o primeiro motor foi testado em um terço do tempo normalmente alocado para projetos desse tipo que logo entrou em produção de volume deste novo e mais potente motor de aeronave Pratt & Whitney.
Atualmente, a Chevrolet está produzindo três modelos de motores de aeronaves Pratt & Whitney(1) um motor de 14 cilindros e 1200 cavalos de potência para o B-24 Liberator, um dos bombardeiros de maior alcance da América, o Pratt & Whitney(2) com 14 cilindros e 1200 cavalos de potência para os aviões de transporte C-47 e G-53, os aeroplanos mais funcionais que existem, e o Pratt & Whitney(3) um novo motor de 18 cilindros com mais de 2.000 cavalos de potência para os modelos mais recentes do caça noturno P-61 Black Widow e do P-47 Thunderbolt sendo estes motores o tipo mais potentes para a aviação já fabricados.
Ao todo, em 30 de novembro de 1944, os funcionários da Chevrolet fabricaram mais de 54.000 motores de aeronaves Pratt & Whitney, equipando às forças armadas das nações aliadas com mais de 64 milhões de cavalos de potência para aeronaves, já em novembro de 1943, atingiu uma produção de 3.502 motores de combate completos sendo esta a maior produção de um mês jamais alcançada por qualquer fabricante de motores de aeronaves até esta data.
A CHEVROLET é uma divisão da General Motors.