Desde os primeiros anos da aviação, os projetistas de aeronaves sonham em construir máquinas voadoras que sejam tão convenientes quanto os automóveis e tão fáceis de voar quanto.
Duas realidades práticas mantiveram esses sonhos no chão: peso e potência. A Macro Industries, uma pequena empresa de engenharia de Huntsville, Alabama, acredita que seu SkyRider VTOL finalmente tornará os carros voadores uma realidade.
O SkyRider incorpora compostos leves e resistentes que reduzem o seu peso estrutural, utiliza quatro ventiladores em dutos com asas para gerar sustentação e para manter o vôo usa um sistema de controle computadorizado de bordo, que também auxilia no caminho da viagem de destino por comandos de voz.
Para a propulsão, o SkyRider usará quatro ventiladores alimentados por motores de passo de 30.000 RPM. A corrente vem de um gerador de alta freqüência, acionado por um motor a gasolina de seis cilindros rotativos que a Macro reconstruiu com exclusivo para esta finalidade, que permitem que o motor funcione com segurança a 14.000 RPM.
Aderir à eletricidade oferece duas vantagens, diz o presidente da Macro, Norris Luce. Ele produz as altas velocidades do ventilador necessárias para a decolagem e a aterrissagem. E, à medida que a tecnologia de célula de combustível amadurece, ela pode substituir o motor e o gerador.
Recentemente os desenvolvedores apresentaram um modelo de prova do conceito em escala de um décimo pesando 950 kg, o modelo será usado para calibrar o sistema de vôo do Sky Rider está sendo construído agora.
Enquanto ainda está em fase de protótipo, o custo do SkyRider está estimado em aproximadamente 2,8 milhões de Reais, embora o preço deva cair para R$ 250.000,00 se atingir a produção em massa.
Em 2000, no início dos ano, a Macro Industries planejou, mas falhou em ter um protótipo operacional em 2005.
Em 2010, a Macro Industries projetou e propôs uma versão militarizada de seu SkyRider para o programa DARPA Transformer, do qual não se tem noticias.
Características gerais do SkyRider X2R :
Largura: 3,7 m;
Motores: 1 520 kW;
Comprimento: 4,3 m;
Ventiladores conduzidos: 4 Acionamentos elétricos;
Capacidade de combustível: 380 litros;
Capacidade de carga: 140 kg;
Rolagem de decolagem VTOL: 0 m;
Nível de ruído: 30 m;
Capacidade da pessoa: 2 90 kg;
Rolagem de decolagem convencional: 150 m;
Alcance: 1.500 km;
Taxa de subida: 1.200 m/min;
Teto de serviço: 7.600 m;
Velocidade máxima: 604 km / h;
Velocidade de cruzeiro: 463 km / h.
Fontes: Jim Wilson/Stefano Coledan Mike Fillon, Andy Turnbull, Magazine Mechanics Popular de fevereiro de 2001 e Wikipédia.
Leia mais em:
http://www.motorsportnationals.com/flying-cars-part-ii/
https://electricalsolution.wordpress.com/2011/07/29/demo-of-flying-cars/