20210421

Dos biplanos aos jatos - Parte 01

Imagem e texto traduzido da publicação da Revista LIFE de 4 de fevereiro de 1952. Será publicado em 4 partes, sendo esta a 1ª Parte.

Estas imagens de autoria de John T. Mccoy Jr, contidas nas paginas desta reportagem, contam a história da aviação militar dos EUA desde a Primeira guerra Mundial até o presente momento(1952).

Às 4 horas de uma manhã de novembro próximo passado passado, na fábrica da Boeing em Seattle, uma enorme forma coberta de lona foi levada para a área externa sob forte guarda armada.

O objeto sob a lona estava o mais novo e maior bombardeiro a jato do mundo, o XB-52, um avião de 158 ton construído aos moldes de um caça a jato. O Artista John T. McCoy mostra o poder e a beleza do avião que é o culminar de 35 anos de progresso na aviação militar dos EUA.

Nos desenhos das páginas seguintes, McCoy mostra a ancestralidade do XB-52 desde aos biplanos estaiados de madeira e tecido da Primeira Guerra Mundial e em seguida, nos mostra os desenvolvimentos do caça desde os Spads comprados da França em 1918 até os jatos de hoje a 1.125 km/h que ilustram o quão longe o caminho que a Marinha percorreu desde seus hidroaviões que voavam a 137 km/h.

O ainda não testado XB-52, longe da linha de produção, não será de ajuda imediata para a Força Aérea. Mas quando, em três ou quatro anos, estiver em produção em massa, o XB-52 deverá ser uma arma extraordinária. Dentro dele estarão os dispositivos ultrassecretos da Força Aérea. Em seu nariz estará uma mira de bomba radar projetada para atingir alvos com visibilidade zero em altitudes superiores a 16.000 metros. 

Sob suas asas estão pendurados oito turbo jatos J-57 recém desenvolvidos, cujo empuxo, é equivalente a cerca de 80.000 HP, para conduzir o XB-52 a cerca de 885 km/h. Em sua fuselagem estão imensos tanques de combustível que, alimentados por navios tanques voadores, farão do XB-52 um bombardeiro intercontinental.

Leiam a segunda parte desta reportagem no link:

https://aerosngcanela.blogspot.com/2021/04/dos-biplanos-aos-jatos-parte-02.html

Post (440) Abril de 2021