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Curtiss Comando C-46 / R5C

Vejam as imagens e texto de uma publicação da revista Flying Magazine de junho de 1945.

 

Mais um tipo de transporte aéreo que foi convertido para uso militar do início da guerra, o Curtiss Comando será um grande projeto no pós-guerra da Curtiss-Wright Corporation.

Pedidos de Comandos já foram feitos por várias companhias aéreas domésticas. Eles estarão prontos em um período relativamente curto, para transporte de grande capacidade, embora o alcance máximo do Comando na verdade seja de mais de 3.048 km, atualmente o Comando é usado pelas Forças Aéreas do Exército como C-46 e pela Marinha como R5C. 

A designação do fabricante para a versão do pós-guerra mostrada no desenho em corte é CW-20E. O primeiro CW-20 voou em 26 de março de 1940 e foi vendido aos britânicos no início da guerra.Ele tinha dois lemes (veja à direita). Ele agora tem a unidade de cauda única e o nariz foi redesenhado de acordo com linhas mais convencionais. Ao contrário de outros projetos de transporte do pós-guerra, o Comando manterá o trem de pouso convencional. 

Características principais:

Motores: 2 Ciclones Wright resfriados a ar, 2.100 HP cada;
Envergadura: 32,9 m;
Comprimento 33,4 m;
Altura: 6,6 m;
Velocidade máxima: 463,5 km/h;
Velocidade e cruzeiro: 391 km/h a 3048 m de altitude;
Autonomia: 3.048 km;
Peso bruto: 21.770 kg;
Carga máxima: 5.640 kg;
Capacidade de passageiros: 36 a 42;

Leia mais sobre o DC-3, designação que o C-46 adotou na sua versão comercial, em:

https://aerosngcanela.blogspot.com/2016/07/o-douglas-dc-3.html

Post (457) Junho de 2021