20241128

Hidroavião Caproni Ca.60 Transaero



Avião de nove asas  que pretendia funcionar também como barco.

Os italianos são referência tanto no automobilismo, com marcas de superesportivos e na rica culinária. Mas, o que poucos sabem é que foi um italiano quem criou o único avião de nove de asas, oito motores e que também navegava, já construído.

O Caproni Ca.60 Transaero foi projetado e desenvolvido por Giovanni Battista Caproni, durante a Primeira Guerra Mundial. Com capacidade para levar até 100 passageiros, para a época a ideia era muito futurista, já que grande parte das aeronaves só conseguiam levar até dez pessoas, além de não serem capazes de navegar como um barco.



 

Mesmo enfrentando resistência de outros projetistas e construtores, Giovanni seguiu em frente e terminou construindo o seu avião, com a tecnologia disponível na época, como a redundância de motores e um número impressionante de asas. 


Construído quase totalmente de madeira, tinha um comprimento de 30 metros,  nove asas, com oito motores V12 Liberty L-12 instalados entre as asas. Cada um produzia até 400 hp e, atingindo os 3.200 hp no total, esperava-se que pudesse chegar até 128 km/h.


O Ca.60 voou pela primeira vez em 1921. 


Quando foi lançado na água, o Ca.60 até teve uma boa performance. Só que, para o voo, há relatos de que a primeira vez da embarcação voou no dia  4 de março de 1921 no Lago Maggiore, este foi um grande feito para o piloto Federico Semprini.


O Ca.60 voou pela primeira vez em 1921. 

Quando foi lançado na água, o Ca.60 até teve uma boa performance. Só que, para o voo, há relatos de que a primeira vez da embarcação voou no dia  4 de março de 1921 no Lago Maggiore, este foi um grande feito para o piloto Federico Semprini.

O segundo voo em Lago Maggiore na Itália conduzido por capitão Semprini, piloto de testes da companhia. Após atingir a altitude de 18 meros, perdeu altitude, caiu no lago e partiu-se ao meio com o impacto. O piloto e o co-piloto perderam a vida no acidente. Destruído suas partes estão expostas no Museu Aeronáutico Gianni Caproni e no Museu Volandia



O reparo da embarcação até seria possível, mas o custo seria praticamente inviável. Desde então, diversas teorias sobre este acidente foram difundidas na época. E assim terminou a história do que seria o maior hidroavião já construído.:


Tipo: Aeronave experimental para transporte a pistão, multiplano octomotor;

Pais de origem: Itália;

Fabricante: Caproni;

Período de produção: 1919-1921;

Tripulação: 8

Passageiros: 100;

Comprimento: 23,45 m;

Envergadura: 30 m;

Altura: 9,15 m;

Área da asas: 750 m2;

Peso vazio: 14.000 kg;

Peso máximo na decolagem: 26.000 kg;

Motorização: 8 motores a pistão V12 Liberty L-12 de 400 hp, refrigerados a agua;

Velocidade de cruzeiro: 130 km/h;

Alcance: 660 km.


Fontes: Guida agli aeroplani di tutto il mondo - Dal 1918 al 1935 e Aeroplani Caproni.


Post(0526) NG - Novembro de 2024