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Boeing X-32

O Boeing X-32 foi um protótipo de aeronave desenvolvido para o programa Joint Strike Fighter (JSF) dos militares dos EUA. A Boeing enfrentou o Lockheed X-35, que ganhou o lucrativo contrato, deixando o X-32 para as páginas da história da aviação militar. 


O Joint Strike Fighter Program nasceu em 1994 para agilizar os requisitos da Defense Advanced Research Projects Agency. O objetivo do programa seria desenvolver uma aeronave multifuncional capaz de decolagens e pousos verticais e convencionais e carregar munições avançadas. As propostas iniciais foram enviadas pela The Boeing Company e a Lockheed Martin sendo selecionadas em 1996. Ο programa seria financiado pelo governo.


A submissão da Boeing foi designada como "X-32". Em essência, era uma oferta de design elegante com ângulos agudos trabalhados perfeitamente em contornos suaves utilizando todos os conceitos aprendidos de voo "stealth" e evasão de radar. 


O cockpit foi colocado na frente da fuselagem. As asas em forma de delta com estabilizadores horizontais convencionais, a empenagem ostentava um par de aletas de cauda verticais inclinadas para fora.

 

Possuía um único motor turbofan Pratt & Whitney série F119 de 28.000 libras de empuxo capaz de pós-combustão. O sistema de duto de admissão promovia uma aparência de fuselagem muito profunda para o X-32, dando-lhe seu formato único. 

O trem de pouso era de um arranjo de triciclo convencional.


Como o programa já estava progredindo a toda velocidade quando um requisito da Marinha dos Estados Unidos forçou a equipe da Boeing a revisar os conjuntos de asas de seus protótipos. A Marinha dos Estados Unidos buscou um projeto de caça com agilidade e capacidades de munições mais amplas, às quais os engenheiros da Boeing, para seu desgosto, obedeceram. 


O X-32 surgiu com conjuntos de asas mais convencionais, bem como estabilizadores horizontais não instalados na parte traseira.O outro problema estava na decisão da equipe da Boeing de produzir dois protótipos separados para cumprir as avaliações de decolagem e pouso convencionais e VTOL.

 

A Lockheed, por outro lado, conseguiu desenvolver um 0único protótipo para mostrar ambas as ações, o que certamente ajudou suas chances de vencer.

O primeiro voo do protótipo Boeing X-32 ocorreu em 18 de setembro de 2000 com uma decolagem e pouso convencionais bem-sucedidos. O teste VTOL então seguiu através do segundo protótipo em 29 de março de 2001. O motor Pratt & Whitney permitiu uma velocidade máxima de Mach 1,6 (1.200 milhas por hora) enquanto o alcance era de 1.574 quilômetros no arranjo convencional de decolagem e pouso do X-32. A versão VTOL - principalmente para uso de porta-aviões com pouco espaço - apresentou um alcance de 1.112 quilômetros. Os testes de voo terminariam em julho de 2001.



O armamento proposto incluía um canhão interno de 20 mm da série M61A2. Todo o armamento principal teria sido protegido dentro de compartimentos internos de armas em ambos os lados da fuselagem. Isso abrigaria uma possível mistura de mísseis ar-ar, bem como o mais recente em bombas guiadas. O X-32 também poderia ser modificado para aceitar munições montadas externamente como opcionaisA versão internacional proposta da produção X- 32 teria apresentado o canhão interno Mauser BK-27 de 27 mm e mísseis/bombas guiadas comparáveis. 


Após a avaliação de ambos os sistemas, o design da Lockheed foi selecionado como o vencedor. Ο principal fator decisivo veio, em última análise, do uso pela Lockheed de um ventilador de elevação "acionado por eixo" em oposição ao sistema de "elevação direta" de vetorização de empuxo da Boeing. Embora mais custosa e não comprovada, a iniciativa de design da Lockheed prevaleceu sobre o esforço "mais seguro" da Boeing. Os dois protótipos do X-32 foram então entregues a museus como peças de exibição, enquanto alguns sistemas concebidos durante o desenvolvimento do X-32 passaram a ver a implementação no atual estábulo de aeronaves militares dos EUA da Boeing - provando que nem tudo estava perdido. O protótipo X-32A completou 66 voos, enquanto o protótipo X-32B conseguiu 78 voos. 


Fonte: MilitaryFactory


Post(0527) NG - Novembro de 2024