"Na
postagem anterior contamos um pouco da história do Douglas DC-3. Agora vamos
nos ater com mais detalhes a sua motorização e aproveitando a oportunidade do
emprego deste motor em outras aeronaves."
O Cyclone
Wright R-1820 C9 foi um motor radial americano desenvolvido pela
Curtiss-Wright, amplamente utilizado em aeronaves na década de 1930 até
1950. Também produzido sob licença na Espanha como o Hispano-Suiza
9V ou Hispano-Wright 9V , e na União Soviética como o Shvetsov
M-25.
Este gráfico mostra o aumento do poder do ciclone Wright
em 16 anos ...
Um aumento de desempenho muito significativo,
e o desenvolvimento
dos aviões Douglas, equipados com o Cyclone, do DC-1 do ano 1933 ao
Super DC-3 de hoje.
O
R-1820 foi o cerne de muitos aviões famosos incluindo os primeiros aviões comerciais
da Douglas, o protótipo do Dc-1, o DC-2, as primeiras versões civis do
DC-3 , e na limitada produção dos DC-5.
E
durante a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, foi usado nos bombardeiros
Boeing B-17 Flying Fortress e o Douglas SBD Dauntless e também nas
primeiras versões do Polikarpov I-16 de combate como o M-25, e o helicóptero
Piasecki H-21.
Veja
abaixo os links das principais aeronaves que fizeram uso desta motorização:
Curtiss P-36 Mohawk
Douglas DC-3 (DST, G-102 and G-202)
Douglas DF Wright SGR-1820G-2
Ficha de performasse do Cyclone |
Leia
mais em:
O
Fabricante: https://en.wikipedia.org/wiki/Curtiss-Wright
Post
(234) – Julho de 2016