O
Junkers G.38 era grande aeronave de transporte quadrimotor que voou
pela primeira vez em 1929. Dois protótipos foram construídos na Alemanha. Ambas
as aeronaves voaram como transporte comercial na Europa nos anos que
antecederam a Segunda Guerra Mundial.
Mercedes type-380 e o Junkers G-38 |
Durante
a década de 1930, o projeto foi licenciado para a Mitsubishi que
construiu e voou um total de seis aeronaves das quais um bombardeiro /
transporte militar designado Ki-20.
Carregava
uma tripulação de sete pessoas. Os mecânicos a bordo eram capazes de fazer
serviços nos motores em pleno vôo, devido ao design das asas que proporcionavam
acesso interno aos quatro motores.
O G.38
em sua época era o maior avião do mundo. Acomodação dos passageiros era
suntuosa para os padrões de hoje, criado para rivalizar com os Zeppelins, possuía
camarotes e cabines para fumantes.
O
bordo de ataque de cada asa era equipado com pára-brisas dando a estes
passageiros uma visão da frente, geralmente disponíveis somente para os
pilotos. Este foi o único avião em que os passageiros podiam sentar-se em
cabines frontais nas asas, que tinham uma espessura de 1.7m na sua raiz. Havia
também duas cadeiras no nariz.
Em termos de conceito o G.38 tem semelhanças com o Blended Wing Body(*), que atualmente sendo desenvolvido pela NASA em conjunto com e Boeing como alternativa ao "tubo" tradicional e configurações de asas voadoras.
Linha
do tempo:
- Em
6 de novembro de 1929, o primeiro protótipo denominado D-2000 fez o seu
primeiro vôo com quatro motores a diesel: dois L55 de 12 cilindros em V e dois
motores L8 de 6 cilindros em linha com potência total 1.971 HP.
- Em
27 de março de 1930 o Ministério da Aeronáutica do Reich comprou o
D-
2000 para os vôos de demonstração. Em testes de vôo, o G.38 obteve quatro
recordes mundiais, incluindo, distância, velocidade e duração de vôo com carga
útil de 5.000 kg.
Pag. 72 Popular Mechanics |
- Em
2 de maio de 1930 a Lufhansa colocou o D-2000 em serviço comercial
regular e vôos fretados.
- Em
2 de fevereiro de 1931 a Junkers de Leipzig reequipou o D-2000 com 2 novos
motores com potência total de 2366 HP e aumentou a sua capacidade de 13 para 19
passageiros.
- Em
01 de julho de 1931 a Lufthansa iniciou os serviços regulares entre Berlin e
Londres, em vôos que transportavam até 13 passageiros, o que foi interrompido
em outubro de 1931 para adaptar aeronave e expandir a cabine de passageiros. A
construção durou até o verão de 1932, quando um segundo pavimento foi
construído dentro da fuselagem, o que permitia uma maior capacidade de carga e
até 30 passageiros. Além disso, o motor do D-2000 foi novamente
atualizado para quatro L88s, dando uma potência combinada total de 3.154 HP.
January, 1933 |
- Em
1934 os D-2000/D-AZUR tiveram seus motores atualizados, desta vez com
quatro motores Jumo, dando potência total de 4.023 HP. Ambos os aviões estavam
em serviço simultâneo até 1936. Voaram com sucesso na Lufthansa por quase uma
década. Com a eclosão da II Guerra Mundial foram destinados para transporte
militar a serviço da Luftwaffe
- Em
17 de maio de 1941 o D-2500/D-APIS foi destruído no chão durante um
ataque aéreo da RAF em Atenas.
(*)https://en.wikipedia.org/wiki/Blended_wing_body
Post (236) - Julho de 2016