O Douglas
DC-3 é um avião bimotor para uso civil que revolucionou o transporte
de passageiros nas décadas de 1930 a 1940. Essa extraordinária aeronave operou
em todos os continentes, participando de todas as batalhas mais importantes, permanecendo em operação muito tempo depois de terminada a 2ª Grande Guerra.
Na
época em que a United Airlines dominava o mercado no Estados Unidos com as
aeronaves Boeing 247 fabricadas exclusivamente para ela, a TWA solicitou
ao fabricante Donald Douglas projetar
um avião com base no DC-2 para substituir o americano Curtiss Condor II, biplano, um modelo de aeronave que pudesse fazer frente ao
seu concorrente.
Nascia assim o DC-3, um bimotor capaz de transportar até 32 passageiros. Equipado com dois motores Wright R-1820 Cyclone de 1.100 hp cada, decolou para seu primeiro voo em 17 de Dezembro de 1935, voando a 334 km/h sob um teto de serviço de 7 km.
Boeing 247 |
Nascia assim o DC-3, um bimotor capaz de transportar até 32 passageiros. Equipado com dois motores Wright R-1820 Cyclone de 1.100 hp cada, decolou para seu primeiro voo em 17 de Dezembro de 1935, voando a 334 km/h sob um teto de serviço de 7 km.
Curtiss Condor II |
O
advento da Segunda Guerra Mundial impulsionou a produção de uma versão militar
do Douglas DC-3, o C-47, que amplamente utilizado em todas as frentes. Por não
serem aeronaves de combate, muitas delas sobreviveram ao conflito, criando uma
grande disponibilidade de aeronaves em bom estado para o mercado da aviação
civil.
As
últimas unidades civis do Douglas DC-3 foram produzidas em 1942, mas sua
presença nas linhas aéreas foi marcante até a década de 1970. Mesmo nos dias de
hoje, inúmeras companhias ao redor do mundo ainda o utilizam, por sua robustez
em operar em pistas menos conservadas.
Douglas DC-3 "Rose" |
Curiosidades
sobre o DC-3 extraídos da publicação “DC-3... O imortal” de José Ribeiro de
Mendonça, Rio de Janeiro, sem uma data conhecida, imagino ser da década de 50:
O Fabuloso Douglas DC-3 (Texto da imagem)
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O DC-3 tem o recorde de ser o avião fabricado em maior número de unidades e
versões: 11.000 unidades em 54 versões.
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Apesar da Força Aérea dos Estados Unidos possuir os mais modernos aviões, ainda
mais de 1000 DC-3 estão voando com a insígnia da USAF.
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O último DC-3 fabricado deixou a linha de produção em 6 de maio de 1946,
destinou-se a uma companhia do Brasil.
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A VARIG possui a primeira frota de CD-3 do mundo, entre as empresas comerciais
com 40 unidades, em seguida vem a Indian Airlines e em terceiro vem a Cruzeiro
do Sul.
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O DC-1, protótipo do DC-3 após ter servido a TWA e a USAF acidentou-se quando
voava para a Ibéria. De seus destroços foi feito um andor que ainda hoje
transporta a imagem da Virgem Maria pelas ruas de Malaca.
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O primeiro DC-3 a voar em uma companhia comercial foi entregue em agosto de
1936 a UNITED AIRLINES.
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Cem DC-3 deram início a Ponte Aérea de Berlim, quando bloquearam a antiga
capital da Alemanha.
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A Força Aérea Brasileira possui 50 DC-3.
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O primeiro avião a pousar no Pólo Sul foi um DC-3, que tinha o nome “Que Será,
Será” pintado no nariz.
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A Força Aérea Norte-Americana enviou a Donald Douglas, presidente da Douglas,
um diploma “pelo serviço excepcional do melhor avião até hoje construído” ... O Douglas DC-3.
Leia
mais sobre o DC-3 em: https://en.wikipedia.org/wiki/Douglas_DC-3
Motor do DC-3: https://en.wikipedia.org/wiki/Wright_R-1820
Post
(233) – Julho de 2016
Motor do DC-3: https://en.wikipedia.org/wiki/Wright_R-1820