Na década de 1920, a aviação comercial estava em plena fase de crescimento. Como os aeroportos ainda tinham pistas relativamente pequenas, as maiores aeronaves eram, quase sempre, hidroaviões, que podiam pousar em baías, portos, rios ou lagos. Essa foi à época de ouro para os hidroaviões, que iria durar, até o início da Segunda Guerra Mundial, em 1939.
Veja a seguir a reportagem e imagem publicada na revista Popular Science Magazine de outubro de 1928.
O avião mais poderoso que já voou
Na imagem o maior avião já construído com uma largura de asa de 47,8 metros - o "iate voador" gigante recém concluído pelo Dr. Claude Dornier na Alemanha é tão grande como um par dos maiores bombardeiros do Tio Sam.
A construção do novo gigante alemão, retratado nesta página, levou mais de dois anos e foi um dos maiores feitos da engenharia da história da aviação. Em seu primeiro voo de teste com 25 pessoas a bordo, o avião decolou do Lago de Constança, na Suíça, levantando facilmente seu peso, carregado as suas 55 toneladas após uma corrida de apenas 28 segundos, e voou a 212,4 km por hora.
Ele foi projetada para transportar 100 passageiros em cruzeiros curtos, além de uma tripulação de dezesseis pessoas. Construído com as linhas de iate de corrida. Este desenho é interrompido para mostrar o interior com suas acomodações espaçosas. Três decks são fornecidos para as salas de controle, acomodações de passageiros e compartimentos de combustível e armazenamento de carga.
Este é o primeiro avião a ter um comandante e um engenheiro-chefe como em um transatlântico, onde a única função do piloto é pilotar. O pequeno desenho no canto superior direito mostra como os motores podem ser reparados durante o vôo, mecânicos rastejam pelos túneis das asas para substituir pequenas peças.
Na imagem inferior, o novo avião Dornier, com 70 metros de comprimento e 10 metros de altura, pouco antes do lançamento no Lago de Constança. Ele pesa quase quatro vezes mais que o maior avião já construído anteriormente, e pode carregar o seu peso novamente como carga útil.
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