20150901

Novos aviões para a guerra e para a paz - Parte I

Nos anos que se seguiram ao final da segunda grande guerra, a aviação civil se deparou com um grande excedente de aeronaves militares, que rapidamente foram adaptadas aos mais diversos serviços civis, tais como transporte de cargas, correios e principalmente transporte de passageiros. 

Nesta página da Magazine Popular Mechanics de fevereiro de 1945, pode-se ver algumas características destas aeronaves, em uma tradução livre:

1 - Aviões de combate, transportes de luxo e aeronaves de carga gigantes são alguns dos mais recentes modelos criados por engenheiros aeronáuticos norte-americanas. O A-26 Invader (acima e à direita) é o mais versátil e o mais rápido de bombardeiros de ataque americano, já construído. Ele é uma aeronave para todo o serviço e permite ser rapidamente adaptado para missões especiais. Bem abaixo, P-61 Black Window possui quatro armas de calibre .50 e no topo uma torre  rotativa com mais um canhão de 20 milímetros, dando-lhe mais poder de fogo do que a maioria dos outros lutadores.

2 - Abaixo, o novo cone do nariz articulado na versão comercial do Curtiss Commando, que tem uma nova "cintura" e cockpit com melhor visibilidade. Com um grande espaço interior o maior transporte bimotor, o Commando de pós-guerra já esta voado.

3 – A Pan American Airways encomendou 26 destes DC-7 Clippers que irão transportar 108 passageiros a mais de 480 kms por hora.

4 - Abaixo, Fairchild C-82, é um transportador de carga do exército dos EUA que se abre na parte traseira da fuselagem.”

Post (139) – Setembro de 2015