O prêmio fazia parte da campanha que o jornal vinha promovendo para a criação de um campo de aviação no Rio de Janeiro, nos moldes dos que já existiam na França.
O trajeto do voo previa a decolagem da Av. Rio Branco, no Centro do Rio,
na altura da Praça Mauá. O piloto deveria contornar o litoral entre a Ilha das
Cobras e a Ilha Fiscal, dar uma volta na praia da Lapa, voltar e sobrevoar o
Arsenal da Marinha e depois seguir em direção à Praia do Zumbi, na Ilha do
Governador, onde ocorreria a aterrissagem.
O monoplano Blériot no Rio de Janeiro |
O único inscrito foi Edmond Plauchut,
piloto francês radicado no Brasil. Na manhã de 29 de outubro de 1911, Plauchut
decolou seu Blériot de uma das pistas da Av. Rio Branco, sob o olhar atônito da multidão.
Sobrevoou o litoral do Centro e da Zona Portuária, mas uma pá da hélice se
partiu e o avião caiu na Baía de Guanabara, a 300 metros de seu destino.
Plauchut se atirou na água, sem se ferir.
Edmond Plauchut |
Durante os preparativos do concurso, A
Noite publicou diariamente notas sobre a
aviação no mundo e sua importância militar e comercial. A idéia do campo
de aviação foi ganhando apoio das autoridades e logo evoluiu para o projeto de
criação de uma escola de aviação no Rio de Janeiro. Poucos dias antes do voo de
Plauchut, foi fundado, na redação do jornal A Noite, o Aeroclube do
Brasil, para promover a aviação no Brasil e em 1922, A
Noite promoveu a primeira semana de Aviação que se tem notícia em
1924.
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https://pt.wikipedia.org/wiki/Bl%C3%A9riot_XI