20150902

Novos aviões para a guerra e para a paz - Parte II

Nos anos que se seguiram ao final da segunda grande guerra, a aviação civil se deparou com um grande excedente de aeronaves militares...  -  Continuação da postagem anterior.


“Um Stratocruiser para atravessar oceanos com 100 passageiros

1 - O primeiro dos super-transportes de dois andares, na verdade é uma adaptação construída a partir de em uma versão militar do Boeing Stratocruiser o B-29Será alimentado por quatro motores de 3.500 HP cada, na decolagem (o maior já feito). Velocidade de cruzeiro será 547 kms/h e a faixa de operação será de 5.600 kms. Possui espaço para 100 passageiros.

2 - Acima, no deck superior, podem-se ver os assentos conversíveis em camas e um local para cocktail no piso inferior. À direita 36 espaçosas camas na cabine principal”.

Fonte: Magazine Popular Mechanics de fevereiro de 1945.

E isto realmente aconteceu alguns anos depois - veja como ficou esta aeronave, depois de adaptada, e a serviços da Pan American World Airways. 



Do Boeing Stratocruiser o B-29, também conhecido como Boeing B-29 Superfortress foram construídos 3970, já do modelo comercial, Boeing 377 como passou a ser chamado, a Pan-Americana possuiu 27 dos 56 construídos.
Dez deles foram mais tarde modificados para “Stratocruisers Super" pela instalação tanques adicionais de 450 galões de combustível, permitindo vôos sem escala para Londres e Paris a partir de Nova Iorque.
Com suas salas no deck inferior eram o máximo em viagens de luxo, e serviu Pan Am a partir de 01 de abril de 1949 até o último foi aposentado em 18 de dezembro de 1960.


Eram equipados com quatro Pratt & Whitney R4360: um gigantesco motor radial de 28 cilindros.

Veja mais sobre este motor em:
https://en.wikipedia.org/wiki/Pratt_%26_Whitney_R-4360_Wasp_Major

O que esta postagem do Wikipedia tem de interessante é a lista de aplicações (Applications) deste motor, são mais de vinte links.

Post (140) - Setembro de 2015 - Post atualizado em Junho de 2016