As
notas de rodapé da História estão cheias de projetos mal-sucedidos, e a aviação
não é exceção, embora todo mundo sempre mostre o mesmo vídeo com
aviões esquisitos.
Vários projetos criados com a melhor das intenções acabam não dando muito certo, mesmo quando cumprem as especificações originais.
Em
algum momento dos Anos 50 o Pentágono especificou um conceito de um
avião de pequeno porte, com um ou dois lugares, capaz de ser lançado de
pára-quedas ou levado de jipe ocupando pouco espaço. Em situações de emergência
ele seria montado e os felizardos fugiriam dali.
Faz
sentido? Bem, em teoria sim. No papel o primeiro modelo, o GA-468 era um bom
brinquedo.
Capaz de levar um piloto, tinha um motor de 2 tempos produzindo 40 hp, podia levar até 110 kg (incluindo piloto) e com 76 litros de gasolina voava 630 km a uma velocidade de 116 km/h e altitude de 3 km.
Capaz de levar um piloto, tinha um motor de 2 tempos produzindo 40 hp, podia levar até 110 kg (incluindo piloto) e com 76 litros de gasolina voava 630 km a uma velocidade de 116 km/h e altitude de 3 km.
Na
prática? Bem, veja:
A Goodyear
Inflatoplane foi uma aeronave experimental inflável construída
pela Aircraft Company . Embora
pareça um projeto improvável, a aeronave acabou provando ser capaz de atender
seus objetivos de projeto, embora o seu patrocinador, o Exercito dos Estados
Unidos Unidos, em última análise, cancelou o projeto quando não
encontrou um uso militar válido para a aeronave.
Foram
produzidos 12 aviões infláveis entre 1955 e 1962, mas o projeto, provavelmente
mastigando aquela verbinha federal gostosa, foi empurrado com a barriga
até 1973.
No
final o Exército cancelou o projeto quando perceberam depois de um bom número
de milhões de dólares, que “não há uso militar válido para um avião que pode
ser derrubado com um arco e flecha”.
Fonte:
Site MeioBit