O
maior avião do mundo até então construído, o H-4 Hércules, um hidroavião,
faz o
seu primeiro e único voo no dia 2 de
novembro de 1947, em Long Beach Harbor,
na Califórnia.
O
projeto foi conduzido por Henry
John Kaiserr e bancando pelo milionário Howard
Hughes , um bem-sucedido produtor de filmes de Hollywood. Ele fundou a
Hughes Aircraft Company em 1932 e, em 1939, assumiu o controle da empresa aérea
TWA.
O
H-4 Hércules foi encomendado a Hughes pelo governo dos EUA após a entrada do
país na Segunda Guerra Mundial (1941) para transportar equipamentos e soldados por longas distâncias.
Também chamado de "Spruce Goose",
o avião tinha dimensões enormes, 97,51 m de envergadura, 66,65 m de
comprimento e 24,80 m de altura. Era operado por 3 tripulantes e tinha uma
capacidade de transportar até 650 passageiros.
O Hughes H4 Hercules é considerado o maior hidroavião já construído e o avião com a maior envergadura de todos os tempos. Era movido por oito motores radiais a pistão Pratt & Whitney R-4360 Wasp Major, com hélices gigantescas. Pesava 136.100 kg e estimava-se que tivesse uma autonomia de 4.800 km a uma velocidade de cruzeiro de 408 km/h.
Popular Science September, 1945 |
O Hughes H4 Hercules é considerado o maior hidroavião já construído e o avião com a maior envergadura de todos os tempos. Era movido por oito motores radiais a pistão Pratt & Whitney R-4360 Wasp Major, com hélices gigantescas. Pesava 136.100 kg e estimava-se que tivesse uma autonomia de 4.800 km a uma velocidade de cruzeiro de 408 km/h.
Seu custo também foi salgado: 23 milhões de dólares. O avião levou tanto
tempo para ser construído que só ficou pronto depois do final da guerra, em 1946.
No
dia 2 de novembro de 1947, Hughes testou seu enorme hidroavião. O gigante de
madeira decolou da água e voou por um quilômetro. Apesar de o seu voo ter sido bem
sucedido, o Spruce Goose nunca entrou em produção, principalmente porque os
críticos alegaram que a sua estrutura de madeira seria pesada demais para
longos voos.
De
1947 até sua morte, em 1976, o excêntrico Hughes manteve o protótipo do Spruce
Goose pronto para o voo em um enorme hangar climatizado, ao custo de US$ 1
milhão por ano. Hoje, o avião está no Museu de Aviação Evergreen em
McMinnville, no Oregon.
Fonte: books.google.com.br/popular science sept 1945
Fonte: books.google.com.br/popular science sept 1945