O Sopwith Camel era um avião biplano,
monoposto, britânico utilizado na Primeira Guerra , fabricado pela
SopWith Aviation Company. Foi um dos mais famosos aviões da Primeira
Guerra, rendendo muitas vitórias a muitos ases.
Projetado
para substituir o Sopwith Pup. O protótipo voou pela primeira vez
em 22 de dezembro de 1916 pilotado por Harry Hawker. Era armado com duas metralhadores montadas
acima do painel de instrumentos e que atiravam em sincronia.
Uma
cobertura de metal sobre as metralhadoras, destinada a protegê-las de
congelamento em altitude, criou uma "corcova" que levou ao apelido
"Camel". O avião entrou em serviço em junho de 1917, no Esquadrão
No 4 da Royal Naval Air Service. Não era um avião fácil de pilotar devido
ao alto torque do motor rotativo, mas esse mesmo torque resultava na habilidade
de virar à direita na metade do tempo dos outros caças.
Desempenhou
um importante papel na defesa doméstica do território britânico, o que obrigou
o retorno de alguns deles que atuavam na França a partir de julho de 1917. Devido
aos ataque noturnos dos Alemães, foi criada a versão de caça noturno, conhecida
como "Sopwith Comic".
Aproximadamente
5.490 Camels foram construídos.
Características:
Comprimento:
5,71 m
Envergadura:
8,53 m
Altura:
2,59m
Área
das asas: 21,46 m2
Peso
vazio: 420 kg
Peso
carregado: 660 kg
Motor:
Radial Clerget 9B (nove cilindros) – 130 hp
Velocidade
máxima: 185 km/h
Alcance:
485 km
Teto
máximo: 6.400m
Planta para construir o aeromodelo:
Lei mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sopwith_Camel
Post (171) - Novembro de 2015