É Equipado com motores turboélices gêmeos montados em configuração empurradores. Tem capacidade para até nove passageiros. O projeto possuí três superfícies de sustentação, sendo o diferencial uma um pequeno par de asas na dianteira e duas barbatanas em for ma de delta montadas na parte inferior da cauda.
Os
estudos de concepção começaram em 1979 e os protótipos foram testados em túneis
de vento na Itália e nos Estados Unidos em 1980 e 1981. A colaboração com
Learjet no desenvolvimento da aeronave começou em 1983, mas terminou em
13 de Janeiro de 1986, a Piaggio deu continuidade ao desenvolvimento por conta
própria. O primeiro protótipo voou em 23 de Setembro de 1986.
É
capaz de voar a uma velocidade máxima de cruzeiro de 745 km / h com um IFR gama
de 3,278 km, uma taxa de escalada de 844 m / m e pode voar até um teto de 12.500
m. No que se refere ao consumo de combustível é 40% menor do que os atuais
aviões a jato da mesma classe o que faz dele um dos aviões mais respeitadores
do ambiente em seu segmento de mercado, com um baixo nível de emissões. As
turbinas são equipadas com hélices cimitarra contra-rotação de cinco lâminas,
permitindo uma redução de 68% do ruído.
Piaggio
Aero, anteriormente chamada de Piaggio Aero Industries SpA, é
uma empresa de fabricação aeroespacial com sede em Genova, Itália e
é um dos fabricantes de aviões mais antigos do mundo.
Foi reestruturada em sua forma atual em novembro de 1998, quando um grupo de acionistas liderados por Piero Ferrari e José Di Mase adquiriu os ativos de Rinaldo Piaggio.
Piaggio
Aero Industries projeta, desenvolve, constrói e mantém aeronaves, motores
aeronáuticos e componentes estruturais de aeronaves, com filial nos Estados
Unidos localizada em West Palm Beach, Florida.
Presidente
Piaggio Aero Industries é Piero Ferrari, filho de Enzo Ferrari, que também é
vice-presidente da Ferrari SpA e o P-180 Avanti II é provavelmente a versão Ferrari
de uma aeronave.
Fonte, entre outras: https://en.wikipedia.org/wiki/Piaggio_P.180_Avanti
Post (168) - Novembro de 2015