Clément Agnès Ader ( Muret, 2 de abril de 1841–
Toulouse, 3 de maio de
1925 ) foi um engenheiro francês,
precursor da aviação e inventor do termo avion em 1890.
Apesar de ser um assunto controverso, é atribuído a ele
por alguns historiadores o voo da primeira máquina motorizada mais pesada que o
ar em 1890, batizada em homenagem ao "senhor
dos ventos" de Éolo.
Diferente das muitas "máquinas voadoras" da
época, o Éole não tentava levantar voo usando o movimento de
"bater asas", em vez disso, se baseava na sustentação gerada pelas
suas asas quando se movia para frente. Com as asas lembrando uma cópia das asas
de um morcego, seu motor a vapor que
era um desenho inusitado e leve impulsionando uma hélice na frente da
aeronave, mas não possuía nenhum controle para manter a direção do voo.
Depois de ter convencido o "Ministro da
Guerra" a financiar o seu trabalho, Ader com a ajuda de Ferdinand
Morel, um engenheiro que fez os desenhos, começou a desenvolver protótipos. Ader
pensou que para o controle do voo, uma asa rígida inspirada nos pássaros seria
mais eficaz.
Com o apoio do Estado-Maior francês, e do próprio
ministro da Guerra, trabalhou no aperfeiçoamento do seu invento durante 7 anos,
no mais completo segredo. Depois de pronto, o mesmo passaria a pertencer ao
Estado.
O motor do Éole pesava 51 kg, e produzia 20
hp, com uma relação peso/potência de 2,5 kg/hp. As
hélices tinham quatro lâminas, com o formato de penas, compostas por
hastes de bambu, recobertas com tela e papel da China.
O seu primeiro protótipo, ao qual chamou avion,
percorreu, no dia 9 de outubro de 1890 cerca de 50 metros a uma altura de 20
cm.
Ader afirmou ter voado o Éole novamente em
Setembro de 1891, dessa vez a uma distância de 100 m, mas essa afirmação não
foi comprovada.
Alguns consideram o Éole como tendo sido o
primeiro avião real, visto que ele levantava voo pelos seus próprios meios
levando uma pessoa por uma curta distância, e que o evento de 8 de Outubro de
1890 foi, de fato, o primeiro voo bem sucedido. No entanto, a falta de
controles direcionais, e o fato de que a propulsão a vapor se mostrar inviável,
pesaram contra essa reivindicação.
Tentativas modernas de recriar e avaliar a aeronave teve
resultados diversos. Uma réplica em tamanho real construída em 1990 na École Centrale Paris,
caiu em seu primeiro voo machucando o piloto, o que levou ao encerramento dos
testes. Modelos em escala no entanto, foram voados com sucesso.
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Características gerais:
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Tripulação: um
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Comprimento: 6,5 m
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Envergadura: 14 m
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Altura: ? m
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Área da asa: 28 m²
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Peso vazio: 226 kg
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Peso na decolagem: 330 kg
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Motor: 2 x Ader a vapor de
álcool, 15 hp
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Hélice: 2 x Ader de 4
lâminas
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Performance:
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Velocidade máxima: 58 km/h
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Carga alar: 8 kg/m²
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Peso/potência: 50 W/kg
Post (165) – Novembro de 2015