O Boeing YC-14 foi uma aeronave
protótipo, bimotor tático de transporte militar para decolagem e aterrissagem
em pistas curtas (STOL) desenvolvido na década de 1970.
Das
propostas iniciais de vários fabricantes de aeronaves, dois receberam sinal
verde para o desenvolvimento, e ambos Boeing e McDonnell Douglas receberam
contratos para dois protótipos cada. A aeronave Boeing foi denominada YC-14,
enquanto a aeronave McDonnell Douglas, YC-15.
Boeing YC-14 foi à entrada da Boeing na concorrência da USAF para um transportador médio STOL (AMST). A competição destinava-se a criar uma aeronave para substituir o Lockeed C-130 Hercules por uma aeronave que exigisse uma pista com apenas 610 m e capaz de transportar uma carga útil de 12.000 kg. Em comparação com o C-130 da época que igualmente carregado precisava de 1.200 m de pista.
O Boeing YC-14, foco desta postagem, contou com um layout de asa alta, um
design avançado e design de asa incomum destinado a voar em baixas velocidades
- uma característica altamente desejável em aviões STOL. Incluindo ambas
as abas externamente distendidas, bem como saídas de gases na parte superior da
superfície da asa (USB), que a posição elevada dos motores permitiam, aumentando
a sustentação.
Em
novembro de 1976 as duas aeronaves começaram uma série de testes em Edwards Air
Force Base. Durante os testes de vôo, o YC-14 foi levado a velocidades tão
baixas quanto 108 km/h e voou a uma altitude de 11.500 m. Nos voos iniciais,
foi descoberto que o arrasto do YC-14 11% maior do que o inicialmente
previsto.
YC-15 |
Contudo, após várias modificações este índices foram reduzidos para 7%. O YC-14 também conseguiu
transportar tanque de guerra M60 Patton pesando 49.500 kg. Algo que não
foi tentado com o concorrente YC-15.
Em
1979, infelizmente, apesar de tanto o YC-14 como o YC-15 terem sido bem
sucedidos e atendido a todos os aspectos
da solicitação original, a USAF estava mudando sua estratégia, que diminuía a
necessidade de uma aeronave de transporte STOL, levando ao encerramento do projeto AMST.
C-17 Globemaster III |
Em
vez disso a Força Aérea estava se tornando mais interessada para o papel estratégico
do transporte aéreo em
aviões de transporte com maior alcance e maior capacidade de carga útil.
Ambos
os programas YC-14 e YC-15 foram interrompidos em 1979 e substituídos pelo programa CX.
No
final, nem foi tudo em vão para a Boeing, que terminou desenvolvendo o C-17
Globemaster III em parceria com a
McDonnell Douglas (McDonnell Douglas e Boeing se fundiram na década de 1990).
Os
protótipos tanto o do Boeing YC-14 como o do McDonnell Douglas YC-15
sobreviveram. A aeronave número de série 72-1873 está em exibição no Air
& Space Museum Pima, enquanto a outra está no armazenamento na Base Davis
Monthan Air Force, ambos no condado de Prima em Tucson no Arizona.
Post (269) - Dezembro de 2016