Em
março de 1951 iniciou-se o
desenvolvimento do bombardeiro intercontinental a jato T-4 Sotka na então União Soviética.
T-4 Sotka |
Entretanto conclui-se que os propulsores AM-3 propostos
para este modelo não forneceriam a autonomia requerida
de mais de 10.000 km.
Como alternativa, a Tupolev propôs um avião com quatro turbo -
propulsores que forneceria uma autonomia de mais de 13.000 km e velocidades de
mais de 800 km/h (0.65 Mach)
a uma altitude até 10.000
metros.
Nascia
o projeto do bombardeiro
intercontinental Tupolev Tu-95 (Туполев Ту–95), apelidado
de "Bear" (urso)
pela OTAN.
Tupolev Tu-95 |
Foi
talvez o bombardeiro mais bem
sucedido já produzido pela indústria aeronáutica soviética.
Tupolev Tu-114 |
Ainda hoje
impressiona por ser a aeronave mais rápida movida à hélice já posta em serviço no mundo graças
as suas características aerodinâmicas avançadas,
asas enflechada e aos seus poderosíssimos motores com hélices a contra-rotação. Do projeto do Tu-95 derivou do Tupolev Tu-114,uma aeronave civil para passageiros.
O
projeto das asas se valeu de toda a experiência da Tupolkev e do instituto central de aerodinâmica (TSAGI) adquirida durante o projeto e
desenvolvimento das asas do Tupolev Tu-16.
Tupolev Tu-16 |
As asas do Tu-95 foram envergadas para trás em um
ângulo de 35 graus, permitindo a colocação de uma grande carga na central da
fuselagem, no centro de gravidade
da aeronave.
As
maiores dificuldades encontradas durante o projeto do Tu-95 foram os motores. Após exaustivos
estudos o projeto final incorporou quatro motores turbo-propulsores com uma
pressão de aproximadamente 10.000-shp, só para se ter uma idéia, nos anos 1940, o motor turbo-propulsor mais potente
já fabricado o protótipo BK-2 que geravam significativos 4800-shp de pressão.
O
então avançado motor foi projetado por uma equipe alemã de engenheiros
prisioneiros originários da ex-Junkers comandados por Ferdinand Brandner.
Tupolev Tu-95 |
Possui
duas hélices contra-rotativas, por motor, que girando causavam um ruído muito
grande por onde ele sobrevoava, não possuindo um mínimo sequer de furtividade.
As pontas das laminas das hélices movem-se mais rapidamente do que a velocidade
do som, fazendo dele um dos aviões militares os mais ruidosos existentes.
Comparativo |
O
Tu-95 / I, com motores 2TV-2F, voou pela primeira vez em novembro de 1952 com o
piloto de testes Alexey Perelet nos controles, sendo o único bombardeiro
estratégico a hélice ainda em uso operacional hoje.
Um
ícone da Guerra Fria, o Tu-95 serviu não apenas como uma plataforma de armas,
mas como um símbolo soviético e prestígio nacional russo.
Atualmente
a Força Aérea da Rússia possui um grande número deestes bombardeiros
estratégicos modernizados, denominados Tu-95MSs após o trabalho de atualização.
Seu
valor estimado de cada unidade é de três milhões e quatrocentos mil Dólares
Americanos.
Características principais:
Período de produção: 1952 a 1994
Quantidade estimada produzida: 500
unidades
Primeiro vôo: 12 de dezembro de 1952
Variantes: Tupolev Tu-114 - Transporte civil
Tupolev Tu-+95 - Bombardeiro
Tripulação: até 7 Tripulantes
Comprimento: 46,20 m
Envergadura: 50,10 m
Altura: 12,12 m
Peso vazio: 90.000 kg
Pesos máx. decolagem: 188.000
kg
Motores: 4 x Turboélice Kuneztsov
NK-12M – 14.800 HP cada