O DH-98 “Mosquito” foi um avião britânico projetado como bombardeiro pela
DeHavilland, em 1938 e usado pela RAF durante a II Guerra Mundial.
Originalmente
concebido como bombardeiro rápido e desarmado, o Mosquito foi adaptado para
várias funções, incluindo bombardeiro tático de baixa e alta altitude, avião de
reconhecimento fotográfico, caça pesado, caça noturno, caça-bombardeiro, e
avião de ataque marítimo, ou seja, como se diz “Pau para toda a obra”.
A estrutura do Mosquito era inteiramente feita de madeira com uma pele estressada de madeira laminada fina sobre um núcleo de balsa, como tal, foi apelidado de 'The Wooden Wonder' (Maravilha de madeira), o que tornava a aeronave leve e resistente, capaz de conservar sua integridade geral mesmo depois de sofrer danos na sua estrutura.
A estrutura do Mosquito era inteiramente feita de madeira com uma pele estressada de madeira laminada fina sobre um núcleo de balsa, como tal, foi apelidado de 'The Wooden Wonder' (Maravilha de madeira), o que tornava a aeronave leve e resistente, capaz de conservar sua integridade geral mesmo depois de sofrer danos na sua estrutura.
O
Havilland DH.98 era um avião bimotor rápido, com asas montadas na altura do
ombro. A variante mais produzida denominava-se FB Mk VI (Fighter- Bombardero
Mark 6) e era alimentado por dois motores Merlin Mk 23 ou Mk 25 equipados com
hélices de três pás.
O
armamento fixo típico era constituído de quatro metralhadoras Browning .303 e
quatro canhões Hispano de 20 mm, enquanto a carga ofensiva consistia de até 910
kg de bombas ou oito foguetes RP-3 não guiados.
Cometa DH-88 |
Em
1938, a equipe da Havilland projetou o Mosquito a partir do Cometa DH-88 que recentemente
tinha vencido a corrida aérea Londres-Melbourne.
A idéia da Havilland era
simples – impulsionado por dois motores Rolls Royce Merlin, de modo que a sua
única defesa, além da habilidade do piloto, seria uma velocidade enorme que o
manteria fora de perigo.
Em
5 de outubro de 1939, com a Segunda Guerra Mundial recém iniciada, a equipe de
design sob a liderança do designer chefe da Havilland, Eric Bishop, começou a
trabalhar no que era agora denominado DH.98.
Protótipo do Mosquito |
Em
novembro de 1940 o primeiro mosquito voou, entrando em produção logo depois.
Detalhe do acesso ao cockpit |
Em
31 de maio de 1942, efetuou o seu debut operacional, quando quatro deles
juntaram-se à Força Principal em um raid de sobre Colônia na Alemanha.
Durante
o ano de 1942, várias versões do bombardeiro produzidas sendo: FB, Bombardeiros
de Combate; NF, Night Fighters; TR, Trainers; TT, Target Tugs e TR,Torpedo;
entre outras.
Os
mosquitos foram amplamente utilizados pela RAF, marcando alvos para a principal
força noturna de bombardeio estratégico, bem como voar em "incursões
incômodas". Apesar de uma taxa de perda inicialmente alta, o Mosquito
terminou a guerra com as menores perdas de qualquer aeronave no serviço do
Comando de Bombardeiros da RAF. O mosquito também provou ser um lutador noturno
muito capaz.
https://youtu.be/vh4vazBq-X4
Depois
da guerra, uma série de B35s foi produzida e entrou em serviço a partir de
final de 1947, muitos em esquadrões no continente. A produção do avião
continuou até 1947 atingindo um total produzido de 7781 aeronaves em todas as suas
versões.
Uma de suas últimas atuações militares foi a serviço do Esquadrão 139, quando acabaram por ser aposentados e substituídos neste esquadrão em novembro de 1953. O mosquito continuou servindo a RAF como um avião de reconhecimento até 1955.
Uma de suas últimas atuações militares foi a serviço do Esquadrão 139, quando acabaram por ser aposentados e substituídos neste esquadrão em novembro de 1953. O mosquito continuou servindo a RAF como um avião de reconhecimento até 1955.
https://issuu.com/norbertogeraldi/docs/dehavilland_dh-98____mosquito___
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