20210716

Biplano SPAD S.VII (Francês) – 1916

Imagem e texto da Coleção de Armas de Guerra – Volume 2. 


Um pouco antes da Primeira Guerra Mundial, a Société Pour les Appareils Deperdussin (SPAD) foi salva de uma falência pelo respeitado aviador francês Louis Blériot, que a renomeou Société Pour l'Aviation et ses Dérivés, mantendo as iniciais SPAD. A nova SPAD iniciou o projeto e fabricação de uma das séries inesquecíveis de caças bipostos, a série A, antes do desenvolvimento do biplano trator SPAD S.V, no início de 1915.

Essa foi a primeira aeronave militar de verdadeiro sucesso da companhia e, indiscutivelmente, uma das maiores aeronaves de reconhecimento armado monoposto da guerra.

O ponto-chave do projeto estava no novo motor em v projetado em 1915 por Marc Birkgt, o projetista-chefe da Hispano-Suiza. Este motor propulsou o protótipo quando fez seu primeiro voo em abril de 1916, motivando as autoridades francesas a fazer uma encomenda de 268 aparelhos. Os primeiros deles começaram a chegar aos esquadrões em setembro, com a designação S.VII. As aeronaves posteriores tinham um motor mais potente, o 8Ac de 180HP.

Ficha Técnica:
Pais de origem: França;
Tipo: Avião de reconhecimento armado monoposto;
Propulsão: 1 motor a pistão em V de 8 cilindros Hispano-Suiza 8Aa de 150HP;
Desempenho: Velocidade máxima 192km/h, teto de serviço 5.334m, alcance de 360km;
Pesos: vazio 510kg, máximo de decolagem 740kg;
Dimensões: Envergadura 7,81m; comprimento 6,08m; altura 2,20m; área alar 17,85m2;
Armamento: 1 metralhadora fixa de tiro frontal Vickers de 8 mm.

Leia mais sobre esta aeronave em:

https://en.wikipedia.org/wiki/SPAD_S.VII

Post (471) Julho de 2021