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Os USA exibe novos super aviões – 1946

Imagens e textos de uma reportagem publicada na Revista LIFE de 8 de julho de 1946.


Novas aeronaves com designs radicais. No campo de testes da Northrop em Hawthorne, Califórnia, na semana passada, um estranho e enorme avião ergueu-se do solo em seu primeiro vôo e permaneceu sem incidentes por 44 minutos no ar. O avião era o bombardeiro XB-35, a Asa Voadora da Northrop, uma enorme cunha de alumínio sem a cauda normal e sem a fuselagem de aviões convencionais.

A solidez desses designs de aeronaves radicalmente novos não eram totalmente conhecido a alguns meses. 

Com o peso bruto de 104 toneladas o XB-35, supera as 65 toneladas do B-29, é empurrado através do ar por quatro motores montados na borda de fuga da asa de 52,43 metros.

Ele foi projetado para voar a uma velocidade máxima entre 640 e 800 km/h. A área da asa é de 3.720 metros quadrados. Dois outros aviões ainda maiores estavam no noticiário. O Exército tinha acabado de lançar uma única e surpreendente fotografia do Consolidated Vultee XB-36 com seis motores e 160 toneladas, o maior avião terrestre do mundo.

Como os outros 32 novos aviões militares estranhos que fizeram sua aparição recentemente, estes foram projetados durante a guerra para atribuições especiais. Eles vêm sendo construidos desde 1942, quando a estratégia ditou a necessidade de aviões de longo alcance que pudessem atingir a Alemanha e Japão através dos oceanos.

Eles estão sendo testados em um momento em que a força das Forças Aéreas está se deteriorando tristemente. Tanto o XB-35 quanto o XB-36 são capazes de voar 16.000 km com uma carga de bombas atômicas. Mas a Asa Voadora, que custou $ 13.000.000 em comparação com $ 20.000.000 cada para um dos outros, é sem dúvida o mais importante das aeronaves. É o culminar de John K. Northrop's nos 23 anos de experimentos com aeronaves sem cauda. E pode exercer uma influência marcante no curso futuro do projeto e desempenho de aeronaves.

Tanto o Flying Wing quanto o XB-36 usam motores empurradores, que criam menos arrasto e turbulência sobre a asa do que os motores de trator convencionais aviões. Mas embora isso aumente a eficiência do vôo, também representa um problema difícil para o resfriamento dos motores.

A Northrop e a Consolidated criaram tomadas de entrada de ar nas bordas de ataque das asas de seus aviões, conectando-os aos motores por dutos e na esperança de eliminar dessa forma o problema de resfriamento.

A confiança da Northrop Aircraft em sua Asa Voadora é respaldada por ordens emotidas pelo Exército para 15 aeronaves. Mas, embora a asa seja projetada para voar mais longe e mais rápido do que qualquer avião de tamanho comparável, não significa a certeza de que uma "asa pura será tão fácil de controlar e manobrar quanto um avião convencional.

Desde 1940, a Northrop voa pequenos aviões sem cauda, ​​aperfeiçoando as novas superfícies de controle chamadas" elevons ", que são conjuntos de ailerons-elevadores combinados no bordo de fuga da asa. Aguardam testes completos do XB-35 para definir a uma adaptação comercial deste grande avião. Quanto aos usos militares, aviões como o XB-35 e o XB-36 podem em breve se tornar obsoletos pelo rápido desenvolvimento da ciência dos mísseis teleguiados.

Post (471) Julho de 2021