20240804

As asas que enganaram os especialistas

O inventor Custer apresenta o projeto da asa com canal que, segundo ele, possibilita decolagens e pousos seguros a 24 quilômetros por hora e duplica a
capacidade de elevação dos aviões. Versão de teste voou mais de 100 horas.


Com asas grossas como meios barris flanqueando sua fuselagem, ele não separece com nada que você já tenha visto no ar antes, mas ele voa! - Alguns especialistas que viram isso ainda não conseguem entender o porquê.

E antes que você se recupere do choque de ver esta estranha nave atuando no céu, seu inventor, Willard R. Custer tem muitas outras afirmações surpreendentes a fazer.

Ele diz que aviões com este design podem: descolar e aterrar a 24 quilômetros por hora num espaço de 15 metros, levar o dobro da carga útil dos transportes

atuais utilizando a mesma potência, e pairar acima da cabeça ou perfurar a zona de velocidade supersônica. E ele apóia sua reivindicações com resultados do Exército e testes realizados de forma privada.

O coração deste desempenho notável é o “Custer Channel Wing”, adaptável a qualquer tipo de aeronave e a pistão, jato ou foguete. Em contraste com um aerofólio convencional, ele tem o formato da metade inferior de um tubo e possui uma hélice de passo ajustável na parte traseira.

Simplificando, uma asa comum é construída de modo que a pressão do ar – ou sustentação – se acumule abaixo dela e diminua acima dela, à medida que o avião acelera ao longo da pista, até que uma pequena diferença entre os dois faça o avião voar. A pressão atmosférica em todos os lados da asa é constante de 1 kg porcentimetro quadrado ao nível do mar quando o avião está perfeitamente parado. Transportes modernos como os DC-6 da United Air Lines alcançam 200 quilômetros por hora e usam mais de 1,2 km para decolar, e pousam a 160 quilômetros por hora, usando mais de 550 metros para parar.

Para controlar melhor o ar de baixa pressão criado dentro da asa, ele construiu suas laterais acima do centro da hélice e comprimiu levemente a porção dianteira. Isso canaliza mais ar para a hélice, aumentando sua eficiência.

Embora a invenção tenha muitas potencialidades importantes se for completamente bem-sucedida, Custer prefere enfatizar os recursos de segurança que popularizarão ainda mais o vôo. Com isso, ressalta ele, os aviões podem descer lentamente até a terra durante as piores condições climáticas, na neve profunda ou em qualquer outro tipo de solo despreparado, em velocidades de pouso mais lentas do que a de um homem correndo. Com isto os riscos de colisão em aproximações cegas e aterrissagens em altas velocidades são eliminadas.

Embora a maioria dos experimentos com a asa tenha ocorrido em túneis de vento e laboratórios, um navio de teste voou mais de 100 horas sobre um campo governamental em Beltsville, Maryland, usando motores de 75 cavalos. Os motores e hélices foram montados em suportes metálicos que se estendiam pela seção traseira superior de cada canal.

Durante os primeiros vôos de teste, o avião, pesando apenas 810 kg com o piloto, atingiu uma velocidade máxima de 96 km por hora. As decolagens e pousos foram feitos a menos de 30 metros, contra o vento, contra o vento e vento cruzado.

Duas séries de testes não voadores foram feitas posteriormente pelo Comando de Material Aéreo em Wright Field. Um fato estabelecido durante os testes foi que a sustentação da asa aumentou mesmo quando sua corda, a distância da frente para trás, foi reduzida pela metade. Frank D. Kelley, presidente da National Aircraft Corporation, disse que um segundo modelo voador usando uma asa de canal curto estará pronto para testes de vôo neste outono em Hagerstown, Maryland.

Texto da Revista MECÂNICA POPULAR de maio de 1947 traduzido e resumido.

Post (478) Agosto de 2024