Texto extraído da publicação de revista Invenções de abril de 1931.
“Este desenho representa a ideia de um conhecido engenheiro aeronáutico inglês sobre qual forma teria o avião de passageiros do futuro”As limpas e lindas linhas deste design sugerem e indicam a possibilidade de alta velocidade e baixo custo de viagens num futuro próximo. Mas isto vai ter que esperar, as asas de cambagem variável ainda não são possíveis por razões de engenharia.
Quando as partes móveis da asa estão fechadas, e postas em ângulo plano, tudo está preparado para mais uma decolagem e um período de doze horas de uma viagem transcontinental de passageiros.
A asa principal com suas partes partes moveis permitem várias configurações com ângulos variáveis do conjunto.
Com a aba (flap) da parte traseira para cima e as asas ajustadas com as ranhuras bem abertas, (o que hoje chamamos de freio aerodinâmico) possibilita que o avião do futuro possa fazer um pouso lento e seguro em uma curta distância.
O avião também pode decolar da posição normal de repouso, aumentando o ângulo de incidência da parte móvel da asa.
O baixo centro de gravidade combinado com o trem de pouso de três rodas que poderiam ser facilmente retraídas podem reduzir ainda mais as resistências parasitas permitindo o uso de freios para parar o avião suavemente.
Visto isto, veja como esta ideia é hoje empregada nos projetos das asas de grandes aeronaves… E pensar que esta ideia ocorreu em 1931, muito do que vemos hoje são coisas oriundas de ideias antigas.
Post(0488) NG - Agosto de 2024