Texto da imagem acima.
O primeiro projeto a apresentar este novo motor foi o propulsor Mach 4 EAG 4415, rotulado como P.42, mas sem um número de esquema. Duas versões diferentes foram elaboradas sob o mesmo número de desenho, a edição preliminar, que tinha 175 pés de comprimento e uma asa delta dupla como a do EAG 4396, começando na ponta do nariz e se estendendo para trás por uma área total de 7.500 pés quadrados - e a edição 1, que era mais curta, com 165 pés, e tinha um delta duplo mais estreito.
Os requisitos de equipamento indicavam que 60.000 lb era uma estimativa precisa de seu impuxe. Isso permitiria uma carga útil de 138.500 lb, e a quantidade de material que poderia ser colocada no espaço foi aumentada de forma semelhante, até 17.500 lb.
Depois de examinar os méritos dos ramjets, turboramjets e turbofoguetes para voo hipersônico, a English Electric voltou sua atenção para outra usina de energia inovadora oferecida provisoriamente pela Rolls-Royce, o flashjet.
Esta era abastecida por hidrogênio líquido resfriado e comprimido que passava por um trocador de calor e era aquecido em cerca de 200°C antes de ser expandido por uma turbina, acionando um compressor frontal. Finalmente, o hidrogênio era queimado atrás da turbina como uma forma de reaquecimento.
Outra versão do EAG 4424, que era idêntica à original em todos os aspectos, exceto que seus turbojatos Rolls-Royce foram trocados pelo equivalente, mais leve. Os modelos Bristol Siddeley ofereciam uma carga útil no espaço de 23.000 lb. Esta versão nunca foi desenhada, no entanto, e permaneceu nada mais do que um conjunto de cálculos.
Post(0481) NG - Agosto de 2024