Texto de uma postagem da Popular Mechanics de Junho de 1983...Se você está perplexo, você não é o único.
Um passo ambicioso em direção a uma nova tecnologia aeronáutica Diz Masanori Endoh, que ouviu falar do programa de desenvolvimento NAL VTOL, que a aeronave provocará uma revolução na aviação comercial.
“Devemos construir este grande avião VTOL o mais
rápido possível”, diz Endoh, porque isso abrirá o caminho para uma nova rede de
transporte adequado para o século XXI. Depois de construí-lo, não precisaremos
mais de aeroportos
convencionais”.
No entanto, apesar dos numerosos designs promissores, bem como de um punhado de protótipos e modelos de produção (mais notavelmente o Bell Being V-22 Osprey agora esta em testes para as Forças Armadas dos EUA), a maioria existente e pré apresentada por Endoh, o primeiro vôo do Aeronaves VTOL com posicionamento final foram máquinas movidas a hélice, tilt-stars, tilt-wings e outras aeronaves projetadas para trajetos curtos, pequenas cargas úteis e baixas velocidades. Aeronaves finas, em muitos casos, mas sem as especificações para competir com outros modos de transporte interessante.
Eu, por outro lado, você tem algumas boas chances de que possa haver um emprego esperando por você em Tóquio. Lá, projetos de aviação do Laboratório Aeroespacial Nacional (NAL) estão trabalhando para criar exatamente esse tipo de aeronave. Na foto aqui está o que a equipe descobriu até agora.
O protótipo VTOL não chegará antes de mais de uma década, pelo menos. Mas há motivos para otimismo. De acordo com Endoh, estudos preliminares do sistema de propulsão da aeronave proposta, bem como análises computacionais e testes em túnel de vento de sua estrutura de ar, sugerem que a aeronave NAL e atenderá a todos os critérios descritos acima.
Não é preciso ser um expert aeronáutico para apreciar o apelo de um VTOL, de transporte. Basta perguntar a qualquer viajante infeliz que tenha enfrentado o trânsito intenso na estrada de ida e volta para aeroportos distantes ou auxiliado na decolagem em uma pista lotada.