20240919

Caça BICh-17

caça BICh-17 foi uma aeronave típica dos primeiros projetos de Boris Ivanovich Cheranovsky (1), tinha uma asa parabólica, sem superfícies de cauda horizontais e o leme encaixado na cabine. Além do layout incomum de asa e sem cauda, ​​outra característica incomum era um par de canhões APK 80mm sem recuo montados nas asas.

Isso parece ter pelo menos contribuído para o cancelamento do BICh-17, já que o designer das armas APK foi preso em um dos expurgos de Stalin. A aeronave estava 60% completa quando cancelada.

Cheranovsky projetou e construiu aeronaves com asas voadoras por muitos anos. Elas eram chamadas de “parábolas de Cheranovsky”, pois as bordas principais de suas asas eram feitas em forma de
parábola. Esses dispositivos voaram de maneiras diferentes e, como costuma acontecer com designs originais, nem sempre com sucesso, entre eles o BICh-17 que foi construído inteiramente em madeira e era movido por um motor radial M-22 com 480 cv de potência.

Suas asas tinham um ligeiro formato de gaivota com um ângulo de apenas 5º na metade da envergadura. Este projeto foi testado em túnel de vento, demonstrando melhorias na estabilidade direcional.
O trem de pouso era convencional e retrátil, com patim de cauda e rodas simples nos módulos de pouso principais.
O armamento era composto por dois canhões APK-4 de calibre 80 mm, localizados nas asas e disparando fora do círculo da hélice.

Especificações Técnicas:

Concepção artística do Cheranovski BICh-17.
Tipo: BICh-17;
Função: Lutador experimental;
Armamento: 2 Canhões APK-4 de calibre 80 mm;
Ano de fabricação: 1936;
Motor: Um motor radial a pistão M-22 de 480 HP;
Alojamento: 1;
Dimensões:
Envergadura: 12,24 m;
Comprimento: 5,00m;
Pesos e cargas:
Peso vazio: 1200 kg;
Peso normal de decolagem: 1880 kg;
Carga lateral: 31,6 kg/m²;
Potência de carga: 8,7 kg/hp.

(1) Boris Ivanovich Cheranovsky fez numerosas tentativas, algumas delas muito promissoras, foram feitas na URSS para aprender os segredos das asas voadoras. Sendo o projetista soviético de maior sucesso, que desenvolveu entre 1921 e 1940 uma série de projetos, chamados BICh, baseados em asas voadoras parabólicas. Entre outros podemos citar o planador BICh-2 que realizou 27 voos em 1924 demonstrando a validade do conceito. Seguiram-se: A versão motorizada BICh-3, uma aeronave controlável mas instável, o experimental BICh-7A de dois lugares, o BICh-11 com asa trapezoidal e impulsionado por foguetes, o transporte de cinco lugares BICh-14 , o caça BICh-17 e as aeronaves de competição BICh-20 e BICh-21 .

Post(0495) NG - Setembro de 2024