20240926

Horten Ho-IX, o jato stealth que nunca batalhou



Também chamado erroneamente de Horten Ho 229 ou Gotha Go 229, este avião do tipo asa voadora começou a ser construído no final da década de 1930 por Walter Horten (major da Luftwaffle) e Reimar Horten (tenente do exército alemão). Os irmãos acreditavam serem capazes de criar uma aeronave mais aerodinâmica do que qualquer outra já vista até então.

Projetaram então um veículo curioso, cujo desenho lembra um bumerangue, mas tiveram dificuldades em obter financiamento até que a inteligência alemã relatou que os Estados Unidos estavam trabalhando em uma asa voadora similar. O primeiro protótipo do Ho-IX começou a ser desenvolvido em 1943, dotado de dois turbo-jatos e com capacidade para carregar até mil quilos de bombas. A velocidade máxima prevista era de 977 km/h.


O mais curioso é que o protótipo foi construído em madeira compensada e pintada com uma mistura de cola e carvão. A escolha tinha sido feita por questões econômicas: o estoque de duralumínio estava escasso e era necessário baratear os custos de produção. Porém, essa estrutura tinha suas vantagens estratégicas, já que o material era indetectável pelos radares da época. Com isso, o Ho-IX se consagrou como um dos primeiros aviões stealth da História.

Apesar do protótipo Ho-229V2 ter acumulado apenas duas horas de voo, o projeto foi posto em produção na fábrica da Gotha para ser avaliado pela Luftwaffe, onde seria designado de Gotha Go 229.

A aeronave chegou a fazer dois voos de testes, sendo que, no segundo, uma falha nos motores ocasionou a morte de seu piloto, o tenente Erwin Ziller. Mesmo assim, o exército alemão estava confiante em seu sucesso no campo de batalha. A história deste projeto acabou em abril de 1945, quando os Estados Unidos capturaram a fábrica da Gotha. Um dos protótipos foi levado para país norte-americano e se encontra até hoje no Smithsonian Museum.

Característias principais do Ho 229V-3:

Tripulação: 1;
Comprimento: 7.47 m;
Envergadura: 16.76 m;
Altura: 2.81 m;
Área alar: 50.2 m²;
Peso vazio: 4.600 kg;
Peso cheio: 6.912 kg;
Motor: 2× Junkers Jumo 004B turbo jato de 8.7 kN (1.950 lbf) cada;
Velocidade máxima: 977 km/h a 12.000 m;
Alcance: 1.000 km;
Teto operacional: 16.000 m.

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Post(0500) NG - Setembro de 2024