20240924

O vapor e o avião do amanhã

Desenvolvimentos recentes nas atividades de engenharia reuniram novamente esses dois fenômenos: O vapor e o avião do amanhã. Estranhamente, algum progresso real foi feito, e descobriu-se que o vapor, usado por nossos avós como um velho meio confiável de energia, foi colocado em novas roupas pelos atuais desenvolvedores.

De vez em quando o assunto de como será o avião de amanhã surge na mente de algum visionário. Ele geralmente tem dificuldades em conseguir algo realmente novo sobre o que escrever, então ele o coloca no papel o que lhe vem na mente, e o sonho resultante geralmente deixa um homem de mente aérea, que tem algum ar experiente, muito preocupado.

Frequentemente, descobrimos que vivemos em um carrossel de engenharia e que os velhos cavalheiros que foram nossos antepassados tinham algumas boas e corretas ideias em design, mas foram incapazes de usá-las em toda a sua extensão porque os materiais certos não estavam disponíveis, ferro, aço ou qualquer outra coisa.

Muitas vezes quando temos que obter algo novo devemos voltar à natureza e acreditar nas coisas simples que nossos pais usavam. O motor rotativo é a única usina perfeita que usa movimentos de recirculação sem peso alternativo. Aqui está a sugestão de Hilburn para a usina de energia irredutivelmente mais simples.

Os projetistas de aviões estão muito à frente dos projetistas no desenvolvimento de aeronaves e muitas das principais mentes do mundo da engenharia estão se esforçando para desenvolver motores de design adequado para as necessidades de aviões de amanhã.

Entre eles está o capitão Richardson, da Great Lakes Aircraft Corporation, por quem o mundo aeronáutico tem profundo respeito. Além disso, trabalhando em linhas diferentes, nesta busca que aponta para o vapor como a força motriz de amanhã também está Abner Doble, uma das principais autoridades mundiais em vapor.

O mais antigo motor principal a vapor está de volta. Leia que coisas incrivelmente lógicas podem ser realizadas com novos projetos em aviões através do uso de vapor como usina de energia e meio de controle. Desenvolvimentos de materiais estão evoluindo até o ponto em que podem ser considerados ao alcance em todos os pontos de engenharia para fazer uma usina ideal, para um novo avião que se apresentará como uma solução lógica.

A caldeira central fornecerá vapor para muitos motores simples na asa, aquecerá a cabine confortavelmente e evitará a formação de gelo nas asas do avião de amanhã.

Tomemos uma consideração fundamental: a usina do futuro por necessidade, deve ser mais potente e prática do que é atualmente se faz para construir com o atual motor de combustão interna altamente complicado. O limite é abordado em motores a gás quando hidroaviões como o Dornier DO-X usam doze motores de 600 hp montados separadamente com toda a bagunça de medidores, magnetos e assim por diante.

Isto é o que se pensa, texto de EARL D. HILBURN Engenheiro Aeronáutico -1932.

Ate onde eu sei, já se fez algumas tentativas de fazer um avião movido a vapor, leia mais em:  Biplano com motor vapor

Post(0499) NG - Setembro de 2024