Chamado de "o pai do STOL (Short Take Off and
Landing) em aeronaves", Willard R. Custer trabalhou por quase 40 anos para
ver o Custer Canal Wing (CCW) se tornar uma realidade.
Na maioria das situações a elevação de uma aeronave vem
principalmente da baixa pressão gerada na superfície superior da asa pela maior
velocidade do ar comparada com a da superfície inferior.
A abordagem de Custer baseava-se na ideia de que a
velocidade do ar sobre a asa, e o ar puxado através dos canais combinados com o
movimento para frente geraria o dobro da força elevadora necessária,
comparando-se com um projeto de uma asa padrão, dando à aeronave a
possibilidade de uma distância de decolagem e de pouso mais curta.
A idéia de Willard Ray Custer proporcionaria aumentar a
velocidade do ar na superfície superior do interior de um canal em forma de U,
formado a partir da asa, com uma hélice impulsionadora no bordo de fuga.
Este canal semicircular constrangendo a corrente de ar
produzida pela hélice resultaria em uma velocidades de fluxo de ar mais elevada
do que através de uma asa convencional com uma hélice empurradora.
O Custer CCW-5 foi uma aeronave de 5 lugares
bimotor de configuração empurrador, que usava este conceito. Dois
protótipos do CCW-5 voaram com onze anos de diferença entre eles, mas
terminaram não entrando em produção.
Para encurtar o tempo de desenvolvimento da aeronave Custer
escolheu modificar uma existente, o Baumann Brigadier, de 5 lugares mantendo a
fuselagem original, substituindo somente as asas.
Dois motores de 225 HP (168 kW) Continental O-470 foram
montados em finos suportes verticais e horizontais no centro um em cada um dos canais,
na linha média da asa.
Custer CCW-1 |
O trem de pouso principal foi reduzido, com a montagem
de suas pernas na parte inferior da secção dos canais, enquanto que a roda do
nariz do Brigadier foi mantida.
O primeiro dos dois protótipos do CCW-5 voou em 13 de
Julho de 1953, pilotado por Walker Davidson, em Oxnard na Califórnia tendo
concluído seus testes de vôo em Outono de 1956, com a velocidade máxima estimada
de 480 km / h não tendo sido atingida ficando somente em 354 km / h. Quando
a produção foi programada para começar, isto não veio a acontecer, em parte causado
por problemas financeiros.
Mesmo assim o segundo CCW-5 foi concluído em 1964, e chegou a voar equipado com um motor mais forte, um Continental IO-470P de 260 HP.
Este sobreviveu e está em processo de restauração no
Air Museum Mid-Atlantic em Reading, Pennsylvania por cobrança da Air &
Space Nacional do Museu Smithsonian.
Embora Willard Custer tenha falecido em 1985, seu filho
Harold continuou a trabalhar no conceito e continua otimista na volta do Canal Wing.
Patent US3123321 |
Características
gerais:
Capacidade: 1
piloto e 4 passageiros
Comprimento:
8,75 m
Envergadura:
12,55 m
Altura: 3,30
m
Peso
vazio: 361 kg
Peso
bruto: 449 kg
Capacidade
de combustível: 757 L
Peso
bruto máximo: 2.722 kg
Velocidade
de pouso: 24 km / h
Aterragem
e descolagem distâncias: 30 m
Motorização: 2
× Continental O-470 em linha com 6 cilindros refrigerado a ar, de 225 HP,
cada (Primeiro protótipo)
Velocidade
máxima: 354 km / h
Velocidade
de cruzeiro: 290 km / h
Autonomia:
2.704 km
Teto
de serviço: 6.096 m
Taxa
de subida: 15 m / s