A
Schelde, uma empresa Holandesa, era relativamente nova na construção de
aeronaves. Em 1935, esta empresa líder na construção naval assumiu a
Pander sediada em Vlissingen, que recentemente tinha ido à falência, dando
continuidade as suas atividades aeronáuticas.
Em 1938, a equipe de design da Schelde começou
a trabalhar em um novo projeto, na verdade, dois, o Schelde S-20 e S-21 Cutaway, ambas as
aeronaves contavam com um com um motor empurrador, o que era bastante incomum para
a sua época.
O
S-20 era um avião de treinamento, enquanto o S-21 era um lutador de assento
único, fortemente armado. Possuíam um design que oferecia ao piloto uma excelente
visão, também para baixo e para trás. O radiador de resfriamento do motor
foi colocado sob o compartimento de piloto, e uma entrada de ar grande dominava
o desenho do nariz.
S-21 não
foi concebido somente para o papel de interceptador, mas também para ataque ao
solo. Um canhão de 23 milímetros Madsen atendia as duas finalidades, fixo
para o papel de interceptor e flexível para o papel de ataque ao solo.
Possuía
um sistema de estabilização automática de voo, sendo que o piloto só tinha de
se preocupar com o leme durante a operação de tiro com o canhão principal.
Possuía ainda quatro metralhadoras FN-Browning de 7.9mm.
O
protótipo I-SR voou pela primeira vez em 30 de maio de 1939. Embora
a sua fuselagem tenha sido construída totalmente em metal, o protótipo foi
equipado com uma asa de madeira de maior relação espessura / corda, a fim de acelerar
o programa de teste.
As
perspectivas para a aeronave eram excelentes. Porem, devido a vários problemas,
incluindo a refrigeração do motor traseiro e tinha apenas quatro horas de testes de voo concluídas quando a Alemanha invadiu a Holanda em maio de 1940, interrompendo
o seu programa de desenvolvimento.
O
protótipo foi capturado, enviado para a Alemanha e submetido a severos
testes pelos alemães, que estão deram seguimento ao seu desenvolvimento.
O projeto então foi rebatizado pela Luftwaffe de Focke-Wulf Fw-198, mas logo foi interrompido e destruído, por causas não divulgadas. A sua destruição significou o
desaparecimento de uma aeronave muito promissora, que poderia muito bem ter
sido um concorrente sério tanto para o os Me-109 como para os Spitfire.
Peso
na decolagem: 2950 kg
Peso
vazio: 2180 kg
Envergadura:
11.50 m
Comprimento: 10.20 m
Altura: 3,80 m
Área
da asa: 18,50 m2
Max. velocidade: 590 km/h
Velocidade de cruzeiro: 520 km/h
Motorização: Daimler-Benz DB 600Ga 12 cilindros em V
invertido de 1.050 HP.
Post (210) - Maio de 2016