O GEnx é o mais vendido motor a jato de alta pressão já
fabricado da historia da aviação, com mais de 1.300 pedidos. Além de
equipar o Boeing 747-8, o motor GEnx também é o mais vendido para o Boeing 787
Dreamliner.
Baseado na arquitetura do seu antecessor, o GE90, o novo
motor GEnx é 15% mais eficiente no que se refere ao consumo de combustível, bem como 15% menos poluente quando comparado com o GE CF6.
O motor GEnx representa um salto gigante na tecnologia de propulsão, usando os mais modernos
O motor GEnx representa um salto gigante na tecnologia de propulsão, usando os mais modernos
materiais e processos de design para reduzir o peso, melhorar o desempenho e
fornecer um motor de aviões comerciais mais econômico.
Entre as características inovadoras do GEnx estão um
pré-redemoinho (Twin-annular pre-swirl -TAPS) que irá reduzir drasticamente
gases NOx.
Maiores e mais eficientes pás do ventilador ajudarão a tornar o GEnx o motor de aviões comerciais mais silencioso que a GE já produziu. O motor GEnx é também o primeiro motor turbo-fan comercial do mundo com turbinas fabricadas com lâminas compostas de de fibra de carbono.
Maiores e mais eficientes pás do ventilador ajudarão a tornar o GEnx o motor de aviões comerciais mais silencioso que a GE já produziu. O motor GEnx é também o primeiro motor turbo-fan comercial do mundo com turbinas fabricadas com lâminas compostas de de fibra de carbono.
Depois de introduzir as pás das turbinas compostas no
motor GE90 em 1995, a GE Aviation está levando a tecnologia a um novo patamar, com um design mais eficiente tendo um número de lâminas reduzido de 22 para 18
pás.
A turbina de baixa pressão GEnx LPT (Low-pressure Turbine) é mais leve e
mais eficiente do que sua antecessora e incorpora a próxima geração de
aerodinâmica 3D. Ela também apresenta lâminas de liga de alumínio e titânio nos
estágios 6 e 7, reduzindo o peso do motor em cerca de 181 kg, contribuindo
para o aumento da eficiência do combustível.
Leia mais em: http://www.geaviation.com/commercial/engines/genx/