O
Garrett STAMP (Small Tactical Aerial Mobility Platform) foi um protótipo
de uma aeronave sem asas e sem rotores para duas pessoas construído por uma
divisão da AiResearch Manufacturing Co. de Phoenix, no Arizona para
a Marinha dos Estados Unidos em 1970.
No
artigo da revista Flight International de 7 de Março 1974, sobre o então
denominado “Jipe voador Garrett STAMP”, temos noticias da aparição de um
pequeno veículo pessoal voador e de seu primeiro voo realizado em 21 de
dezembro de1973. Seria esta a última de
uma longa série de tentativas americanas para desenvolver este tipo de veículo
voador.
Construído
sob um contrato de US $ 500.000 com a United States Marine Corps, o STAMP é um protótipo
demonstrador da viabilidade de um pequeno veículo pessoal. Projetado a partir da fuselagem dianteira de
um helicóptero Hughes OH-6A sem o sistema de motor e rotor, que foram
substituídos por uma turbina 474 Garrett TSE231, constituída de um motor que
aciona um ventilador a 6000 RPM e de dutos especialmente construídos para esta
aplicação, que geram o impulso necessário para elevar e movimentar no plano
horizontal o veículo.
O
projeto começou em dezembro de 1972, quando o USMC negociou o contrato e o fornecimento
da aeronave, sendo que a Garrett logo se identificou com este empreendimento de
alto risco. O projeto foi realizado por uma equipe de até uma dúzia de
engenheiros, sob a direção técnica da Naval Weapons Centre at China Lake, na Califórnia.
O
projeto básico constituía de um sistema composto por uma ventoinha localizada
na parte traseira do veículo que sugava o ar a partir de uma entrada na popa. O
fluxo de ar misturado com os gases de escape da turbina a quente, o que aumentava
a pressão e reduzia a emissão de infravermelho (um importante consideração
militar, diz Garrett), é dividido em duas correntes que passavam em ambos os
lados da fuselagem através de condutos individuais.
Quatro
conjuntos de aletas fixas, duas em cada duto, dirigem o fluxo verticalmente
para baixo para dar sustentação ao veículo em voo. O empuxo à frente e o reverso
seria obtido pela rotação de mais dois conjuntos de aletas, um em cada duto,
para desviar o fluxo na direção desejada. Mudanças de direção são realizadas
movendo placas de desvio, alterando a direção do fluxo de ar controlado, tudo
isto controlado pelo piloto.
Garrett
disse que o vôo de testes recentemente realizado, apesar do tempo limitado até
agora de meros 3 minutos, que o veículo tem potencial.
O
orçamento muito apertado provocou um forte corte no que se refere ao design e
componentes eletrônicos. Apesar desta limitação, o veículo é descrito como
"admirável"; controle de guinada é dito ser bom, embora o controle de
passo seja apenas marginal. Não está
claro se a empresa vá avançar para a próxima fase, que seria a construção de um
protótipo mais realista com base em investigações teóricas em túnel de vento.
Este
veículo teria uma velocidade máxima de 120 km/h podendo atingir uma altitude de
1.500 m, um alcance de 50 km com uma autonomia de 30 minutos. O protótipo STAMP
pesa 300 kg e mede 2,45 m de comprimento por 1,80 m de largura e 1,80 m de
altura e não possui assentos ejetáveis.
Veja
neste link a reportagem original:
https://books.google.co.uk/books?id=1T4ORu6EICkC&pg=PA88&dq=garrett+stamp&ei=Gb1uSvWvOJDWygTo3PzqDg&hl=pt-BR#v=onepage&q=garrett%20stamp&f=false
Aproveitando a oportunidade, veja também na
página 124 desta mesma revista um artigo sobre as calculadoras Hewlett Packard
( Só para constar: eu tenho uma calculadora HP-27S Scientific desde 1976 e ainda a uso no meu
dia dia.)
Post (212) - Maio de 2016