O Ford
Trimotor foi um avião americano de transporte com três motores radiais
apelidado de Ganso de Lata (The Tin Goose). Ele foi projetado para o mercado da
aviação civil, servindo também para fins militares. Sua produção começou em
1925 pelas empresas de Henry Ford e terminou em 7 de junho de 1933.
Na época, as
viagens aéreas certamente eram uma opção exclusiva e muito cara, disponível
apenas a uma pequena fatia da sociedade. E considerando isso, muitas vezes
reunia a mesma nata da sociedade o que tornava a viagem ainda mais “social”,
uma extensão do clube de cavalheiros que se reuniam para conversar e fumar seus
charutos.
No início
da década de 1920, Henry Ford, juntamente com um grupo de 19 outros
investidores, incluindo seu filho Edsel, investiram na Stout Metal Airplane Co.
Em 1925, a Ford comprou a Stout e seus projetos de aeronaves.
O monoplano
monomotor Stout foi transformado em um trimotor, o Sout 3-AT sendo equipado com
três motores radiais Curtiss Wright cada um com 300 HP que permitiam ao trimotor
acelerar até 213 Km/h e em vôo de cruzeiro a 172 km/h em um teto de serviço de 5.670
m, sua autonomia era de 918 km. O Tri-Motor não possuía flaps. Os cabos de
comando ficavam no lado de fora e expostos ao tempo. Para se saber a pressão do
óleo do motor tinha-se que olhar para o suporte do motor lá fora na asa onde se
encontravam os indicadores.
Foi uma evolução
de projetos anteriores de William Bushnell Stout, usando princípios estruturais
copiados do trabalho do professor Hugo Junkers, o notável alemão pioneiro do
design de aeronaves em metal.
O Ford
Trimotor, que tinha toda a sua estrutura construída em liga de alumínio e coberta
por uma pele também em alumínio corrugado, para aumentar a rigidez. Esta forma que aumentava a resistência embora reduzisse
seu desempenho geral aumentando o arraste, certamente tornou-se a mais avançada
das técnicas de construção padrão dos anos 20.
A aeronave se
assemelhava ao Fokker
F.VII Trimotor. Sua
fuselagem e asas seguiram o projeto pioneiro da Junkers durante a Primeira
Guerra Mundial e usada no pós-guerra em uma série de outros projetos aeronáuticos.
O modelo original
de produção comercial 4-AT transportava uma tripulação de três pessoas: um
piloto, um co-piloto e uma aeromoça, além de oito ou nove passageiros. Como os
carros e tratores da Ford, esses aviões da Ford eram bem projetados,
relativamente baratos e confiáveis para
a época.
A partir de
meados de 1927, bem mais de 100 companhias aéreas do mundo voaram com o Ford
Trimotor, em funções de transporte executivo por vários operadores comerciais,
incluindo empresas de petróleo e manufatura.
Devido à
recessão, gerada pela crise da Bolsa de 1929, algumas unidades foram alugadas
para a Cubana Airlines em 1930, onde inaugurou a linha entre Havana e Santiago
de Cuba. Por um breve período também serviu como avião presidencial na
República Dominicana, até voltar aos EUA, em 1949. Nesse período o modelo já
era considerado defasado.
Um dos
principais usos do Trimotor após ter sido substituído como aeronave de
passageiros por outros mais modernos, como o Boeing 247 (1933), o Douglas
DC-2 (1934) e mais
tarde o DC-3, era ser usado no transporte de cargas pesadas para a mineração e em
operações nas selvas e montanhas.
Nos anos
pós-guerra, o Ford Trimotors continuou em serviço limitado a pequenas
companhias aéreas regionais e no sistema da U.S.Mail americana. Um dos mais
famosos foi o Scenic Airways Ford Trimotor N414H que foi por 65 anos como
uma aeronave de turismo voando sobre o Grand Canyon.
Em outubro
de 2018, um Ford Trimotor ainda encontrava-se em uso principalmente para
trabalhos promocionais e de filmagens e em passeios turísticos pela Experimental
Aircraft Association (EAA).
Especificações (Modelo: Ford 4-AT-E
Trimotor)
Comprimento:
15,20 m
Envergadura:
22,60 m
Altura:
3,60 m
Área das
asas: 12,90 m
Peso vazio:
2.950 kg
Peso Max. na
decolagem: 4.595 kg
Motores: 3
x 9 cilindros J-6-9 Whirlwind Radial 300 HP
Velocidade
máxima: 213 km/h
Velocidade
de cruzeiro 172 km/h
Autonomia:
918 km
Teto
máximo: 5.670 m
Leia mais em: https://en.wikipedia.org/wiki/Ford_Trimotor
Post (367) –
Fevereiro de 2019