20190225

O hidroavião a jato Saunders-Roe SR.A/1


O Saunders-Roe SR. A/1 foi um protótipo de um hidroavião caça a jato projetado e construído por Saunders-Roe, testado pela Royal Air Force logo apos a Segunda Guerra Mundial.
O SR. A/1 inspirou-se diretamente nos modestos sucessos experimentados pela Marinha Imperial Japonesa do Nakajima A6M2-N e do Kawanishi N1K (não a jato). Em teoria, os hidroaviões eram ideais para as condições do teatro do Pacifico e podiam transformar qualquer área de costa relativamente calma em uma base aérea.

A Saunders-Roe percebeu que o novo motor turbojato apresentava uma nova oportunidade para seus hidroaviões, não exigindo espaço para uma hélice, a fuselagem poderia ficar mais proxima em relação à água o que seria uma vantagem no projeto.
A empresa apresentou a sua idéia ao Ministério do Ar em meados de 1943. O desempenho com motor H.1s Halford foi estimado em 837 km/h a 12.000 m. A crítica do projeto incluiu a relação de espessura de asa/corda que foi considerada pelo Ministério como sendo alta para um caça de alta velocidade operando em grande altitude. Além disso, o cockpit era pequeno e fortemente emoldurado, dando ao piloto uma visão ruim do lado de fora da aeronave.


O projeto foi modificado e a especificação E.6/44 foi emitida em abril de 1944 para projeto modificado com um contrato de desenvolvimento e acompanhamento para três protótipos. Um sistema automático de ancoragem foi incorporado para que o piloto pudesse atracar a aeronave sem ajuda externa ou deixar o cockpit. Os protótipos SR. A/1 foram equipados com assentos de ejeção.
 
Com o fim da guerra, Saunders-Roe concentrou seus esforços no projeto de hidroavião civil de longo alcance Saunders-RoePrincess , e o desenvolvimento do caça ficou em segundo plano.


Em 16 de julho de 1947 o primeiro protótipo, pilotado por Geoffrey Tyson, voou, sendo que ele e os outros dois protótipos provaram ter bom desempenho e manuseio - Tyson fez uma demonstração de acrobacias aéreas e vôo invertido no 1948 SBAC Display. Porem o interesse pelo tipo de tais aeronaves havia cessado completamente com o fim da guerra. 

Além disso, o sucesso dos portaviões no Pacífico demonstrou uma maneira muito mais eficaz de manter o poder aéreo sobre os oceanos, embora Saunders-Roe argumentasse que os portaviões e suas escoltas ainda eram muito vulneráveis ​​a aeronaves ou outros navios. 
O projeto foi suspenso e o protótipo colocado em armazenamento em 1950. Ele foi brevemente ressuscitado em novembro de 1950, após a eclosão da Guerra da Coréia, antes da percepção de que era obsoleto em comparação com caças terrestres. 
O protótipo voou pela última vez em junho de 1951.

O primeiro protótipo, o TG263, foi preservado e está em exibição no museu de aviação Solent Sky, em Southampton. Os dois outros protótipos da aeronave o TG267 e o TG271 foram perdidos em acidentes durante o programa de testes de vôo.

Especificações do SR. A/1

Tripulação: um
Comprimento: 15,24 m
Envergadura: 14,02 m
Altura: 5,11 m
Área das asas: 38,60 m²
Peso vazio: 5.108 kg
Peso carregado: 7.273 kg
Motorização: 2 × turbojatos Metropolitan-Vickers Beryl MVB.2 17,2 kN cada
Velocidade máxima: 824 km / h
Teto de serviço: 14.600 m


Post (369) – Fevereiro de 2019