20190207

O bombardeiro Avro Vulcan



Uma nova era de guerra moderna estava a emergir das chamas e poeiras que haviam consumido a Europa, África, Rússia, Japão e outras regiões do Globo em 1945. Não mais as guerras seriam travadas e vencidas por exércitos, as ofensivas de defesas seriam pelo ar. Neste cenário nasceu o Avro Vulcan.

O Avro Vulcan, um bombardeiro estratégico de elevada altitude e velocidade, capaz de transportar 4.536 kg de carga, foi à segunda aeronave da série britânica denominada "V-Bombers".  Uma série de três bombardeiros desenvolvidos durante a Guerra Fria logo após a 2ª Guerra Mundial. As três aeronaves que compõem esta série foram o Vickers Valiant, o Avro Vulcan e o Handley Page Victor que entraram em serviço nessa mesma ordem.


O design dos Vulcans foi realmente impressionante e o único projeto militar de aeronave a jato da Avro a entrar em produção.

A Especificação do Ministério da Força Aérea Britânica B.35/46 ocorreu em 1947. A especificação pedia uma plataforma com capacidade nuclear capaz de operar fora do alcance das defesas aéreas inimigas.

O Vulcan possuía um novo e único design em forma de asa voadora, com varredura de 52 graus, equipado com quatro motores embutidos na raiz das asas, sendo dois de cada lado.

A Avro designou o novo modelo como Type 698 e recebeu o contrato do British Air Ministry em dezembro de 1947 para dois protótipos para cinco tripulantes. Possuía assentos ejetáveis, oferecidos apenas ao piloto e para o co-piloto, o restante da tripulação teria que sair da aeronave à moda antiga.

O primeiro protótipo teve o seu vôo inaugural em 04 de setembro de 1949.
Depois de vários contratempos, o seguindo protótipo voou pela primeira vez em 30 de agosto de 1952.
Os testes que se seguiram revelaram que a aeronave era extremamente ágil, considerando o seu tipo e o tamanho.
Mais tarde naquele ano, o design da aeronave recebeu a designação oficial de "Vulcan".


O modelo de produção inicial, o Vulcan B.Mk 1. Recebeu a sua primeira encomenda em 1952.

Os modelos de produção estavam equipados com motor Olympus série 101 de 49 kN de empuxo cada. Um total de 45 modelos Vulcan B.Mk 1 foram entregues.

O Vulcan B.Mk 1 foi seguido pelo Vulcan B.Mk 2 com desenvolvimento iniciado em 1955. Ele apresentava uma asa revisada e alongada, aumentada de 30 para 34 m e novos motores Bristol Siddeley Olympus 201 de 75,6 kN. O primeiro vôo do protótipo B.Mk 2 ocorreu em 19 de agosto de 1958, com entregas começando dois anos depois e totalizando 89 exemplos de produção.

Uma versão comercial do Vulcan também foi considerada. A aeronave designada 722 Atlantic seria para 90 a 115 passageiros e apresentaria velocidades de vôo logo abaixo de Mach 1. A ideia foi abandonada devido à falta de interesse do mercado.

A única e verdadeiras ação de combate envolvendo o Vulcan B.Mk 2 ocorreu na Guerra das Malvinas em 1982 entre a Argentina e a Grã-Bretanha e conseguiram fornecer à Grã-Bretanha uma força intimidadora, quando lançou suas bombas sobre Port Stanley.

Depois da Guerra das Malvinas de 1982, a carreira do Vulcan como bombardeiro dedicado praticamente terminou. Vários foram convertidos como uma medida provisória para preencher uma lacuna no papel de petroleiro, enquanto os Vickers VC10 estavam sendo modificadas para este trabalho. Seis desses Vulcan B.Mk 2 foram convertidos para esta função se tornaram o Vulcan K.Mk 2. Os Vulcans operaram até 1984, quando os Vickers VC10 entraram em operação.



Não há dúvida de que o Avro Vulcan alcançou o status de um bombardeiro britânico clássico. O sistema se saiu bem durante um período na história que mais o precisou. O alcance da plataforma com capacidade nuclear era exatamente o que a Força Aérea havia ordenado em um mundo em que exibir o poder era aparentemente mais importante do que usá-lo. Apesar de seus totais de produção a exposição de combate era muito limitada. O design distinto e as qualidades do Vulcan fizeram dele uma aeronave única.

Características gerais do B.Mk 1

Tripulação: cinco tripulantes, sendo: dois pilotos, dois navegadores e um oficial engenheiro
Comprimento: 29,59 m
Envergadura: 30 m
Altura: 8,0 m
Área da asa: 330,2 m²
Peso vazio: 37.144 kg
Peso máximo na decolagem: 77.111 kg
Motorização: 4 × Bristol Olympus 101, ou 102 ou 104 turbojato, 49 kN, cada
Velocidade máxima: 1038,03 km / h
Velocidade de cruzeiro: 912 km / h a 14.000 m
Alcance: 4.171 km
Teto de serviço: 17.000 m

Leia mais em: https://en.wikipedia.org/wiki/Avro_Vulcan

Post (364) – Fevereiro de 2019