20190223

O grande biplano Antonov An-2



O Antonov An-2 apelido “Anusha" (espagidor de milho) é um dos mais curiosos aviões de transporte do antigo bloco soviético, estando em serviço durante décadas, sendo produzidos ainda nos dias atuais pela Polônia e China, mediante pedido especial.

É uma aeronave agrícola monomotor biplana produzido por Antonov Design Bureau a partir de 1946.  Sua notável durabilidade, alto poder de elevação, capacidade de decolar e aterrissar em pistas precárias proporcionou a ela uma longa vida útil. É um avião seguro, devido ao seu alto coeficiente de sustentação (flaps, ailerons, slats automáticos) pode ser utilizado em montanhas, em pequenos campos de pouso ou mesmo em locais não preparados, estando capacitado a descer em grandes ângulos de ataque. 



O An-2 foi projetado como um avião utilitário para uso em silvicultura e agricultura. No entanto, a sua estrutura básica é altamente adaptável e numerosa variantes do tipo que incluem versões para pulverização de colheitas, científicas para amostragem atmosférica, bombardeiros de água para combate a incêndios florestais, ambulâncias voadoras, hidroaviões equipadas com flutuadores e versões de combate levemente armadas para jogar pára-quedistas.  A versão mais comum é a An-2T, uma aeronave de passageiros de 12 lugares. Todas as versões são movidas por um motor radial Shvetsov ASh-62 de nove cilindros de 1.010 HP, desenvolvido a partir do Wright R-180.
O grande biplano de construção totalmente metálica, foi projetado para atender a um requisito do Ministério Soviético de 1947 para substituir o  Polikarpov Po-2, muito mais leve que era usado em grande número em papéis agrícolas e de serviços públicos. 


O primeiro protótipo, designado SKh-1 e movido por um motor radial Shvetsov ASh-21  voou em 31 de agosto de 1947. O segundo protótipo foi equipado com um motor Shvetsov ASh-62 mais potente, que permitiu que a carga útil da aeronave fosse significativamente aumentada de 1.300 para 2.140 kg.
A produção soviética inicial deu-se na Fábrica Estadual 473 em Kiev, Ucrânia, onde a maior parte de até 5.000 unidades foram produzidas até 1960. A produção soviética posterior do modelo An-2M especialmente depois de 1965, deu-se na Fábrica Estadual 464 em Dolgoprudniy.   

Depois de 1960, no entanto, a maioria dos An-2s foi construída em Mielec na Polônia mais de 13.000 aeronaves antes que a principal atividade manufatureira terminasse em 1991. No entanto, até 2001, a uma produção limitada para o Vietnã, um pequeno lote de quatro aeronaves foi realizada utilizando estoques remanescentes de componentes e peças de reposição.

O An-2 é equipado com vários recursos de design e deliberadamente fornecido com um mínimo de sistemas complexos que o torna adequado para operação em áreas remotas com pistas de pouso sem revestimento. Ele é equipado com um sistema de freio pneumático semelhante aos usados ​​em veículos pesados para parar em pistas curtas, juntamente com uma linha de ar acoplada ao compressor, para que a pressão dos pneus e amortecedores possa ser ajustada em pousos e decolagens. As suas grandes baterias possibilitam a aeronave ligar o motor sem precisar de uma unidade de apoio no solo. Da mesma forma, não há necessidade de uma bomba de combustível externa para reabastecer a aeronave, possui uma bomba embutida integrada, que permite o seu abastecimento a partir de tambores de combustível simples.
 
A habilidade do An-2, aparência, características de vôo, e seu status como um dos maiores biplanos de produção monomotor do mundo, justificam o aumento da demanda pelo An-2 na Europa Ocidental e nos Estados Unidos, onde são valorizados por colecionadores de aviões clássicos, tornando-se uma visão cada vez mais comum em shows aéreos.
 
Ao longo dos anos, dezenas de nações e empresas empregaram o An-2 em funções civis. O tipo foi muito usado em toda a União Soviética em particular pela companhia aérea russa Aeroflot, como um avião de passageiros de curto alcance na Estônia, e para o transporte de suprimentos, pessoas e animais nos confins gelados da Mongólia e povos do Leste Europeu entre outros. 

Nos últimos anos, o An-2 também ganhou popularidade nos EUA e no Canadá, onde costuma ser usado como um Bushplane (1). Devido à sua confiabilidade e robustez, vários operadores continuaram a usar o tipo para conduzir serviços regulares de passageiros nos países ocidentais. Um exemplo de tal uso é o serviço aéreo entre as ilhas do Mar do Norte de Sylt e Föhr.

Em 2015, havia milhares de An-2s em operação em todo o mundo, incluindo mais de 1.500 na Rússia, 294 no Cazaquistão e 54 na Ucrânia.
 
Características gerais

Tripulação: 1–2
Capacidade: 12 passageiros
Comprimento: 12,40 m
Envergadura:
Ala superior: 18,20 m
Ala inferior: 14,20 m
Altura: 4,10 m
Área da asa: 71,52 m²
Peso vazio: 3.300 kg
Carga útil: 2.140 kg
Peso carregado: 5.440 kg
Motorização: 1 × Shvetsov ASh-62 IR radial  9 cilindros sobre alimentado, 1.000 HP

(1)Bushplane é uma aeronave que presta serviços de passageiros e vôos para áreas remotas e subdesenvolvidas. Usados ​​quando a infraestrutura de transporte terrestre é inadequada ou não existe.


Post (368) – Fevereiro de 2019